Após inúmeros protestos de ambientalistas e lideranças comunitárias, que são parte do conselho consultivo do Parque Estatual da Serra da Tiririca (Peset), reivindicando ações efetivase necessárias na gestão da unidade de conservação, o parque ganha novo gestor. O professor Leandro Augusto da Silva, o Tetel, de uma família de pescadores tradicionais de Itaipu, assumiu o parque há duas semanas. Leandro tem como meta reforçar ações de educação ambiental e de prevenção aos focos de incêndio.
Vale ressaltar que, Leandro Augusto, o novo gestor da área verde de 3.400 hectares entre Niterói e Maricá, é formado em Educação Física e ativista na luta pela manutenção das comunidades tradicionais na região.
— Temos 19 trilhas e estamos estudando a melhor forma de melhorar o ordenamento, informar sobre o parque e educar quem o visita. Não é só chegar aqui, fazer a trilha, conhecer o local e não saber a importância do parque. Esse trabalho de educação é fundamental para a preservação da área para as futuras gerações — afirma Leandro.
Além disso, Leandro reconhece ao cenário de dificuldade, porém lista alguns desafios que terá pela frente:
— Vamos revisar e implantar o plano de manejo, reaproximar o conselho e reativar suas câmaras temáticas. Vamos implantar o ordenamento dos atrativos turísticos, reforçar o monitoramento e as ações preventivas de incêndio — lista.