Na tarde de hoje, (19/01), oito profissionais da saúde começaram a ser imunizados contra a covid-19. O ato simbólico que marcou a história de esperança diante do cenário de pandemia que o munícipio se encontra aconteceu no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, localizado em São José de Imbassaí. Estiveram presentes o vice Diego Zeidan, o vereador Hadesh e secretária de Saúde Simone Costa. Vale destacar que até o momento Maricá registra 312 casos ativos, 219 mortes por covid-19 e 20 óbitos em análise.
“Hoje é o dia da vacinação no município de Maricá. O começo de um processo que vai demorar um pouco pra ser concluído, mas é um dia histórico. Um dia de esperança. Um dia em que nossos profissionais de saúde começam a tomar a vacinação, o pessoal que está de frente do combate do coronavirus. Um dia simbólico também, que representa toda afirmação dos valores da ciência, dos valores do progresso, dos valores da pesquisa, dos valores do SUS, que a gente no nosso Brasil precisa defender hoje com mais afinco do que nunca, porque vivemos momentos de retrocesso que a gente precisa lutar contra esse retrocesso, contra obscurantismo, contra o fascismo e contra todo mundo que quer derrubar os valores que leva o nosso país adiante. Então hoje é um ato que marca isso, marca o começo dessa luta, começou da luta contra o vírus” afirma Diego Zeidan, vice-prefeito da cidade.
Abaixo segue a lista dos primeiros profissionais de saúde a receberem a primeira dose da Coronavac:
●Roselene Ruiz, técnica de enfermagem do Che Guevara
●Sthefano José Gomes Pereira, médico cirurgião torácico do Che Guevara
●Ilda Maria Freitas Gonçalves (60 anos), técnica de enfermagem do Conde
Lenilza Corrêa da Silva (63 anos), técnica de enfermagem do Conde Guevara
●Marcelo Costa Velho Mendes de Azevedo, Coordenador Médico da Rede de Urgência e Emergência SMS Maricá – Virologista, Imunologista e Mestre em Doenças Infecciosas (Pesquisador UFRJ, Prof Unirio)
●Cláudia Rodrigues (40 anos), bióloga, representando os laboratórios
●Luis Carlos Artus, médico do Conde
Ana Cláudia Chavão, estatutária foi a responsável pela imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Maricá, que vai aplicar as vacinas no evento simbólico.