Marluse Gomes vai entrar para a história da cidade nesta quarta-feira
Primeira gonçalense a ser vacinada contra o novo coronavírus, Marluse Gomes da Silva tem 54 anos de idade, é técnica de enfermagem da rede municipal de Saúde desde 1991 e, atualmente, trabalha no Hospital Municipal Doutor Luiz Palmier, no bairro Zé Garoto, e também na rede particular de saúde.
Há quase 30 anos atuando pela saúde da população de São Gonçalo, Marluse entra para história da cidade nesta quarta-feira (20). Sua vacinação chega como esperança, uma injeção de ânimo para toda a população, que também espera o momento para ser imunizada.
“É um momento histórico não só para a cidade, mas também para mim. Vou guardar isso comigo para sempre”, comemora.
Moradora do bairro Galo Branco, Marluse trabalha em escala fixa, de 24 horas por semana, no Hospital Municipal Doutor Luiz Palmier, e também na rede particular. Ela falou sobre a importância de um funcionário da área da saúde ser priorizado neste início de vacinação.
“É de uma importância muito grande, porque estamos ali, diretamente lidando com os pacientes. Apesar de estarmos todos protegidos, com os EPIs (equipamentos de proteção individual), sempre há risco de transmissão”, contou.
Com a vacinação prestes a ser iniciada em São Gonçalo, Marluse dá seu recado para aqueles que ainda estão com medo de receber a imunização.
“Quero mostrar às pessoas que a gente não precisa ter medo, temos que ter coragem para tudo. Tenho certeza que a mão de Deus está sobre isso e vai dar certo, vamos conseguir salvar muitas vidas”, comentou a trabalhadora da saúde, que perdeu colegas de trabalho vítimas das complicações provocadas pela covid-19. Ela relatou ainda que orientou seus familiares a manter distanciamento social.
Após longo tempo de serviços prestados à cidade, o amor pelo trabalho de salvar vidas segue forte com Marluse, que iniciou sua carreira no Pronto Socorro Central de São Gonçalo.
“Eu amo trabalhar no Hospital Luiz Palmier. É muito gratificante quando chega uma pessoa debilitada e você acompanha de perto toda a evolução até a cura”, contou orgulhosa.
Marluse agora vive momentos de fama por ser a primeira gonçalense a ser vacinada contra a covid-19, mas reforça o simbolismo da primeira dose aplicada como esperança após viver momentos de medos e incertezas.
“Tive muito medo de que minhas irmãs, uma com 65 anos e outra que já teve câncer, pegassem o vírus”, contou.
Vacinação – Em São Gonçalo, a imunização contra covid-19 será iniciada prioritariamente em todos os profissionais de saúde da ativa, moradores de residências terapêuticas, idosos que estão em instituições de longa permanência (ILPI) a partir desta quarta-feira (20), às 10h. A cidade vai receber, nesta primeira etapa, 13.149 doses da vacina da Coronavac. Não haverá, no entanto, imunização em postos de saúde. Idosos com mais de 75 anos serão vacinados em outra etapa.
Todos os profissionais serão vacinados nas unidades em que trabalham. A segunda dose será aplicada após duas semanas da primeira, conforme tratado com a Secretaria de Estado de Saúde. Portanto, as demais vacinas só serão entregues após a aplicação da primeira dose. Todas as decisões que estão sendo tomadas são baseadas no informe técnico do Ministério da Saúde.