Maricá começou a receber nesta semana as novas placas de sinalização turística que estão sendo instaladas em diversos pontos da cidade. O objetivo é facilitar a identificação de atrativos e equipamentos turísticos e servir de apoio para moradores e visitantes. Ao todo, serão 1.530 novas placas. Cerca de 800 mastros já foram instalados e mais de 50 placas colocadas nos pontos referenciados.
Através da iniciativa da Autarquia de Serviços e Obras de Maricá (SOMAR), que conta com o apoio técnico da Secretaria de Turismo, a cidade ganhará uma ampla estrutura que contará com placas indicativas e totens com informações de atrações, meios de hospedagem e roteiros turísticos.
De acordo com secretário de Turismo, José Alexandre Almeida, o georreferenciamento e a identificação dos pontos foi facilitado em função do trabalho iniciado em 2017, através do Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico Sustentável – Maricá 2030, desenvolvido em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (CODEMAR).
Através do plano foi possível realizar o inventário turístico e o diagnóstico situacional de cada atrativo da cidade.
“Maricá caminha a passos largos para se tornar um destino turístico de referência para o Brasil. A nova sinalização turística vem consolidar o trabalho que estamos realizando em conjunto com a iniciativa privada e atender uma necessidade primordial do setor. É preciso ressaltar aqui a visão empreendedora do nosso prefeito Fabiano Horta e o empenho e dedicação do presidente da Somar, Renato Machado e de toda a sua equipe”, ressalta José Alexandre.
Todo o trabalho de mapeamento e identificação dos pontos para instalação das placas foi realizado pela coordenadora de Turismo da secretaria, Sabina Lux, e contou com a participação de guias de turismo da cidade, que detém amplo conhecimento das necessidades dos turistas e as carências de sinalização.
Nos próximos meses serão instalados os totens que, além de sinalizar as orlas e os principais pontos turísticos, farão a divulgação dos seis novos roteiros turísticos, recentemente lançados, e que poderão ser acionados através de QR Code nestes equipamentos.
José Alexandre lembra, ainda, que toda a sinalização turística está em acordo com o aplicativo Maricá Oficial e com o portal conhecamarica.com.br que reúnem os atrativos e serviços disponíveis no município.