A Secretaria de Saúde de Maricá recebeu na última quarta-feira (10/2) uma nova remessa da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo. As 1.250 doses foram trazidas do Centro de Distribuição da Secretaria Estadual de Saúde e entregues no Posto de Saúde Central, sempre com escolta de policiais do 12º BPM. Essas doses serão aplicadas em idosos acima dos 95 anos, cuja imunização começa nesta quinta-feira (11).
Segundo a subsecretária de Saúde do município, Solange Oliveira, o novo lote de vacinas será utilizado seguindo os critérios recomendados pelo Ministério da Saúde, ou seja, o público alvo dos grupos prioritários é formado por aqueles com maior chance de contaminação – os profissionais da linha de frente da Saúde – e os de maior risco para complicações e morte pela doença – os idosos.
“Maricá segue a risca as diretrizes Nacional e Estadual dessa campanha de imunização. Diferentemente de outros municípios, não está antecipando etapas sem antes garantir a reserva da segunda dose do imunizante e a completa vacinação dos grupos prioritários da primeira fase. Iniciamos de forma modesta, com poucas doses recebidas e não aventamos a possibilidade de utilizá-las em quem não pertencesse ao primeiro grupo.”, afirma Solange.
“Avançaremos no grupo dos “super idosos”, aos quais garantiremos a imunização daqueles maiores de 90 anos nas próximas 3 semanas, com a chegada das novas 1.250 doses de Coronavac recebidas nesta quarta-feira”, completa.
A coordenadora de imunização do município, Ana Cláudia Chavão, alertou que os idosos não precisam se dirigir aos postos de saúde para receber a vacina, já que a imunização será em domicílio. “Ninguém precisa correr para se vacinar. Os idosos cadastrados nas Unidades Básicas de Saúde terão a vacina garantida”, finalizou Ana Cláudia.