DECISÃO
A vitória do Flamengo sobre o líder Internacional deu uma nova configuração ao “desfecho” do Campeonato Brasileiro. A equipe carioca ficou muito próxima de conquistar o título, já que depende de uma simples vitória na quinta-feira(25/fev) para “dar a volta olímpica”. Com a derrota do São Paulo para o Botafogo, seu adversário da última rodada vai com tudo em busca de uma vaga na Fase de Grupos da Taça Libertadores. No futebol tudo é possível e o “Colorado” ainda acredita nisso. Emoções a caminho.
DESESPERO
A situação do Vasco é desesperadora, as chances matemáticas ainda existem, mas pelo que vimos ao final da partida de domingo, o elenco “Cruzmaltino” já “jogou a toalha”. Tudo bem que vivemos tempos difíceis e totalmente confusos em se tratando de futebol, mas imaginar três gigantes do futebol brasileiro (Cruzeiro, Botafogo e Vasco) disputando a segunda divisão, vale uma profunda reflexão. Alguns clubes estão evoluindo em suas ideias e conceitos, e outros estão literalmente “ficando pelo caminho”.
COPA DO NORDESTE
Vai começar neste final de semana um dos campeonatos mais disputados e interessantes do futebol brasileiro. Quero te convidar a acompanhar a Copa do Nordeste, uma competição muito bacana, que não recebe muita divulgação pelo fato de não ser interesse da Rede Globo, mas que é um tremendo sucesso. Infelizmente a pandemia vai atrapalhar um pouco, pois a “Lampions League” é disputada tradicionalmente com estádios lotados.
ESTADUAL
Graças ao seu desempenho na fase seletiva, o Nova Iguaçu conquistou um lugar na Elite do futebol carioca. Sua estreia no “Cariocão” será contra o atual campeão, o Flamengo. A princípio a rodada inicial está prevista para o dia 07 do próximo mês. Como já comentei aqui, estou bastante otimista em relação ao novo formato.
SÉRIE C
Alguns Clubes de nossa região estão “correndo atrás” para se habilitar a participar do Campeonato Estadual da Série C, que começa no mês de maio. O Bela Vista de Niterói, “rebaixado” na última temporada, promete tentar a recuperação. Existem comentários que seu conterrâneo, o tradicionalíssimo Canto do Rio projeta mais uma tentativa de retorno. Passando por São Gonçalo, o Atlético Carioca, envolvido em sérias denúncias na sua última participação, também anunciou estar firme para mais esse compromisso. O representante de Itaboraí, o A.D. Itaboraí, que até bem pouco tempo esteve muito perto de “subir” para a principal divisão do estado, está se movimentando para voltar às atividades, desta vez com uma nova gestão. A FERJ divulgou em seu site um prazo de até a próxima sexta-feira para que os clubes cumpram uma série de exigências com vistas a essa participação. Muita surpresa pode acontecer.
PROF. EVERARDO LINDENMAYER é Profissional de Educação Física, Presidente da Liga Desportiva de Itaboraí e Coordenador Regional da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Reg. Metropolitana: Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá, Magé, Tanguá, Rio Bonito e Silva Jardim)