Num dos acordos ficou decidido que o município de Queimados receberá um Posto de Defesa Agropecuária
Com o objetivo de fortalecer o setor agropecuário da Baixada Fluminense, o governador em exercício Cláudio Castro participou, nesta sexta-feira (05/02), da assinatura de dois convênios para beneficiar agricultores de Queimados. Um deles, entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, e a Prefeitura de Queimados, vai permitir a instalação de um Posto Municipal de Defesa Agropecuária na região. A cerimônia ocorreu no 24º Batalhão de Polícia Militar e marcou mais um compromisso da comitiva do Governo Presente na Baixada.
A nova unidade vai atender cerca de 240 produtores rurais cadastrados. Eles poderão realizar emissão de documentos, entre outros serviços, sem ter que se deslocar para a capital fluminense.
– Os convênios da agricultura são fundamentais para potencializar os produtores da região. Nós temos um portfólio incrível. Temos grãos, cafés e leite de destaque. Nossos investimentos em segurança vão estimular ainda mais o desenvolvimento agrícola da região – disse Cláudio Castro.
Na ocasião, o governador também participou da formalização de parceria entre a Emater-RJ (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro) e a prefeitura local. Técnicos da empresa vão auxiliar produtores rurais no levantamento de informações e dados para serem utilizados na Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP). O documento é a porta de entrada do agricultor familiar às políticas públicas de incentivo à produção e geração de renda.
Com o convênio, os profissionais da Emater-Rio também farão atividades de assistência técnica e extensão rural, de olho no desenvolvimento econômico, social e ambiental da agropecuária local.
– Com a instalação do Posto Municipal da Defesa Agropecuária em Queimados, os 240 produtores cadastrados terão fácil acesso e suporte sem precisar se deslocar até a unidade localizada no município do Rio de Janeiro. Nosso intuito é ficar cada vez mais perto dos produtores – disse o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz.
A Emater Rio é uma empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura. Entre suas funções está planejar, coordenar e executar programas que estimulem a produtividade agropecuária e a melhoria das condições de vida do meio rural do estado do Rio de Janeiro.