Após decretar medidas restritivas para conter a propagação do coronavírus no município, a Prefeitura de Itaboraí intensificou as ações de fiscalização nas ruas da cidade e o trabalho de orientação a estabelecimentos comerciais. No primeiro final de semana de vigor das restrições, a Guarda Municipal, através do canal 153, registrou 125 atendimentos a denúncias.
O canal telefônico continua disponibilizado para que o cidadão possa denunciar, de forma anônima, aglomerações pela cidade. O decreto (nº82/2021) estabeleceu as restrições entre os dias 26 de março e 4 de abril, considerando a resolução da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), que alterou para a bandeira roxa, risco muito alto de contaminação de Covid-19.
“A Guarda Municipal tem acompanhado de perto as ações da Secretaria Municipal de Fazenda. Para apoiar as ações de fiscalização, a Secretaria Municipal de Segurança disponibilizou o número 153 para receber as denúncias quanto aglomerações, bem como descumprimento do decreto”, explicou o secretário municipal de Segurança, Heitor Baldow.
Nas ruas, os guardas se uniram aos fiscais de Posturas e da Vigilância Sanitária para notificar estabelecimentos comerciais a respeito das restrições e fiscalizar o cumprimento do decreto. Somente no sábado (27/03), as equipes percorreram cerca de 70 locais para verificar o respeito aos protocolos sanitários, normas de segurança para evitar a propagação do vírus e conter aglomerações.
“Estamos enfrentando certa resistência de alguns estabelecimentos às medidas, mas ainda assim estamos conseguindo atender as denúncias e fiscalizar de maneira presente nas ruas”, afirmou o assessor de fiscalização de Posturas, César Alexandre Chaves.
No último domingo (28/03), uma lanchonete na BR-101, na altura de Chácaras Iguá, foi notificada a suspender o atendimento presencial ao público no interior da loja. O decreto determina que bares, restaurantes e lanchonetes tenham o funcionamento apenas nas modalidades delivery, drive-thru e take away.
Para conferir todas as restrições e saber o que está autorizado a funcionar, basta acessar o decreto no link (https://do.itaborai.rj.gov.