“Ainda que pese a gravidade do paciente, vem aumentando o otimismo da equipe médica”, diz nota. Ator está internado desde 13 de março e desde o fim de semana faz uso da Ecmo.
O ator Paulo Gustavo teve sinais de evolução na luta contra a Covid-19, segundo nota divulgada nesta segunda-feira (05) pela assessoria de imprensa do artista.
Internado desde 13 de março no Hospital Copa Star, em Copacabana, Zona Sul do Rio, ele tem quadro estável e permanece em terapia intensiva, com o uso de Ecmo – uma terapia que se assemelha ao uso de um pulmão artificial (saiba mais sobre a Ecmo).
“A evolução clínica, que demanda seu tempo individual, teve – especialmente nas últimas 24 horas – sinais de evolução progressiva que geraram otimismo na equipe médica, que informa que: anteontem pela manhã o paciente foi submetido à uma pleuroscopia, quando foi identificada uma fístula bronco-pleural que impedia a adequada ventilação mecânica, tendo sido imediatamente corrigida. Desde então, alguns importantes sinais clínicos e laboratoriais de melhora tornaram-se mais evidentes”, diz a nota.
Tratamento
Segundo os médicos, “a necessidade da Ecmo permanece, embora com parâmetros mais atenuados”.
“Esse conjunto de dados, em que pese ainda a gravidade do paciente, vem aumentando o otimismo da equipe médica.”
A nota diz ainda que a “família do ator agradece muito o carinho e as orações e pede que continuem a enviar boas energias para sua recuperação e para de todos os que se encontram na luta contra o vírus”.
Marido crê em renascimento
Na luta para vencer a Covid, Paulo Gustavo tem tido, além do apoio da equipe médica, a presença de duas pessoas muito próximas: a amiga Susana Garcia, diretora de filmes e especiais do ator, que também é médica, e o marido Thales Bretas, dermatologista, que não sai de perto dele.
No domingo (04), os dois gravaram depoimentos para o Fantástico, falando sobre esses 22 dias de internação e também sobre a esperança de vê-lo recuperado.