Olá, sou Dr. Luana Alves, formada pela faculdade de odontologia de Nova Friburgo em 2006, especialista em odontopediatria pela UFF, com vários trabalhos científicos na área, especialista em ortodontia, e cursando especialização em harmonização facial.
Os cuidados odontológicos tem que acontecer na chegada dos primeiros dentinhos, nessa primeira fase o profissional deve orientar os pais a respeito da prevenção e manutenção da saúde bucal do bebê.
Atualmente há vários questionamentos sobre a limpeza bucal antes do nascimento dos dentinhos. A recomendação da academia brasileira e da associação americana de odontólogia seria, a higiene após o nascimento do primeiro dentinhos, quando só existe alimentação exclusiva de leite materno, mas as justificativas que seria por meio de descamação da gengiva.
Nesse caso a higiene bucal do bebê pode remover anticorpos provenientes do leite materno, que ficam depositados na mucosa oral do bebê interferindo a imunidade.
Já os bebês que tem outro tipo de alimento não só se alimenta de leite materno, já tem que ser incluído a saúde bucal no seu dia a dia, lá por volta dos seus 6 meses de idade, que será a hora da chegada dos seus primeiros dentinhos e com essa chegada pode acontecer salivação excessiva, estado febril, diarreia, e irritabilidade, para aliviar esses sintomas e trazer mais conforto para os bebês indico usar mordedor de borracha em temperatura fria, camomilina c, ou nenê dente.
Após o nascimento dos dentinhos é indicado a escovação diária com escova e creme dental adequado para idade. E aí que nessa nova fase que devemos ter muito cuidado o que oferecemos para alimento do bebê, principalmente alimentos que contém açúcar, o açúcar e o maior causador das cáries de acometimento, nome dado no aparecimento de cárie na primeira infância, pos o tratamento não acompanhado a tempo esse dente pode acontecer de virar indicação para canal, pos dente leite também pode virar canal.
As crianças têm 20 dentes deciduos ou de leite. Os dentes decíduos começam a aparecer quando os bebês têm cerca de 6 meses de idade. As crianças geralmente adquirem todos os dentes decíduos aos 3 anos de idade.
Esses dentes caem aos poucos e 28 dentes permanentes os substituem. Às vezes, dentes permanentes empurram os dentes de leite para fora, mas normalmente os dentes permanentes passam pelas gengivas na parte de trás da boca, atrás do último dente de leite na mandíbula.
Os primeiros dentes de leite a cair são os incisivos centrais inferiores. Os incisivos centrais adultos tendem a nascer ao mesmo tempo que os primeiros molares permanentes por volta dos 6 a 7 anos de idade.
Geralmente, as crianças perdem todos os dentes de leite por volta dos 14 anos . No final da adolescência aos vinte e poucos anos, a maioria das pessoas também tem quatro dentes do siso, dando aos adultos um total de 32 dentes, geralmente com 21 anos de idade.
A tabela a seguir mostra os diferentes tipos de dentes permanentes e as idades habituais
Idade em que geralmente nascem os dentes de cima
Incisivo central : 7 a 8 anos
Incisivo lateral: 8-9 anos
Canino: 11-12 anos
Primeiro pré-molar: 10-11 anos
Segundo pré-molar: 10-12 anos
Primeiro molar: 6 a 7 anosSegundo molar: 12-13 anos
Idade em que geralmente nascem os dentes de baixo
Incisivo central: 6 a 7 anos
Incisivo lateral: 7 a 8 anos
Canino: 9-10 anos
Primeiro pré-molar: 10-12 anos
Segundo pré-molar: 11-12 anos
Primeiro molar: 6 a 7 anos
Segundo molar: 11-13 anos
Dentes do terceiro molar ou do siso: 17–21 anos
A tabela acima pode variar de criança para criança, portanto os pais não devem se preocupar se os dentes de seu filho não seguirem a tabela. Mas sempre é muito importante uma avaliação radiografica e um exame clínico com seu dentista para garantir que os dentes permanentes estejam presentes e se o dente de leite está impedindo o nascimento de algum permanente.
Me segue lá no Instagram
https://instagram.com/luanaalvesdentista?igshid=16hvadt5wrvhq
https://instagram.com/sorrisoacu?igshid=18h5j4otcwlmy