23-06-2021 – Na manhã desta quarta-feira começou a necropsia e retira da Baleia Jubarte que apareceu morta ontem a noite na Praia de Itaipuaçu na altura da Rua 77.
A UERJ através do MAQUA (Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores) ligado ao departamento de Oceanografia da UERJ desenvolve desde 1992, ações e pesquisas que visam ampliar o conhecimento acerca dos mamíferos marinhos que ocorrem no Estado do Rio de Janeiro, bem como sua preservação. As espécies de cetáceos (golfinhos e baleias) são o principal alvo das ações do MAQUA.
A Doutora Joana Veterinária responsável pela aqui na praia falou com equipe do SOSMARICA todos os passos do trabalho feito com a baleia na praia de itaipuaçu.
” Estamos fazendo o procedimento de necropsia que tem como objetivo descobrir a causa da morte, vamos tentar verificar o animal que está bem estragado as vezes a gente não consegue determinar (causa morte). A partir dai fica por conta da prefeitura para retirada da baleia e levar para um aterro sanitário.”
O local está com o mal cheiro muito forte se espalhando na região, as equipes da limpeza urbana da Prefeitura de Maricá já se encontram no local com uma Máquina para a retirada do animal.
acompanhe no vídeo: