Tem muitos exames recomendados para um recém nascido: Teste da orelhinha, teste do pezinho, teste do olhinho e sim TESTE DA LINGUINHA.
O teste da linguinha, é um exame que visa avaliar a presença do frênulo lingual patológico, sendo a permanência de um tecido que liga a língua ao assoalho da boca, que deveria ter se soltado na fase embrionária e que persiste, impedindo que a linguinha do bebê fique livre para exercer seus movimentos corretos como a drenagem do leite materno, a deglutição e a respiração.
O teste da linguinha em recém-nascidos é obrigatório nas redes pública e particular. A determinação foi criada pela Lei 13.002/2014 e obriga os hospitais e maternidades públicos e privados a realizarem o teste que detecta se existe alguma alteração no chamado frênulo, membrana que liga a língua à parte inferior da boca – também conhecido como freio.
Pessoas que possuem essa alteração podem sofrer com a popular língua presa.
Os problemas vão além da dificuldade na fala. No caso dos recém-nascidos a alimentação pode ser prejudicada, já que afeta a sucção, isso tem sido uma das maiores causas de desmame precoce. O bebê pode ter dificuldade de passar para a papinha porque tem dificuldade de deglutição.
A solução é um procedimento cirúrgico conhecido como pique. Um corte feito no freio para que a língua possa ter mais movimento.
Com anestesia local, a cirurgia dura é muito tranquila e em poucos minutos a criança já pode ser amamentada.
Outras informações importantes podem ser garantidas através do acompanhamento odontológico nos primeiros dias de vida do seu bebê no link a seguir https://www.sosmarica.com.br/2021/06/17/os-primeiros-mil-dias-do-bebe/
Drª Luana Alves
Graduada em Odontologia
Especialista em Odontopediatria, Ortodontia e Harmonização Facial.
CRO: 32958 / RJ