Mais que um consórcio de nível estratégico, a nova diretoria voltará ações para trazer resultados concretos para as 16 municípios consorciadas. Na última sexta-feira (02/07), o prefeito de Itaboraí e presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste), Marcelo Delaroli, e o novo diretor geral do Conleste, Hédio Mataruna, estiveram reunidos na sede da instituição para definir o cronograma de ações, metas e diretrizes para integrar e desenvolver o Leste Fluminense.
Na reunião, a equipe técnica do Conleste apresentou o planejamento estratégico dos próximos 18 meses. Baseado em cinco eixos temáticos – Investimentos, Gestão Pública, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social e Consolidação Consórcio – foram definidos os programas e eventos que serão propostos no próximo encontro dos municípios membros. A nova orientação é reestruturar o consórcio para ele passe ser agente ativo a nível operacional.
“Acredito que seja um novo tempo para o Conleste. Queremos aproximar o consórcio dos municípios. Que eles passem a ver a instituição como um meio para solucionar os desafios da gestão pública. O Conleste pode ir além. Vamos focar em programas que levem para região novos caminhos para conseguir recursos, abertura de novas frentes de empregos, e melhorias de infraestrutura”, disse Marcelo Delaroli.
Um dos programas apresentados foi a criação da Escola Pública do Estado do Conleste. A ideia é oferecer cursos de formação em gestão pública para os servidores de cada município membro. Com um espaço preparado para oferecer aulas sincronizadas, o Conleste poderá levar os principais especialistas em gestão pública do país para capacitar e inovar.
“O Conleste é nosso. Vamos iniciar uma campanha para mostrar o quanto podemos entregar para cada município se caminharmos juntos. Nossa meta é contribuir para o crescimento do nosso estado, através de um trabalho ético e transparente. Iremos trabalhar em prol dos municípios que se integram as cidades”, destacou o diretor geral do Conleste, Hédio Maturana.
O Conleste é um consórcio público formado por 16 municípios do Leste Fluminense – São Gonçalo, Niterói, Magé, Itaboraí, Cabo Frio, Nova Friburgo, Teresópolis, Maricá, Araruama, Saquarema, Guapimirim, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Tanguá e Silva Jardim – com mais de 3,3 milhões de habitantes. Seu principal objetivo é traçar estratégias de atuação conjuntas para contribuir com o crescimento econômico, cultural e sustentável das regiões consorciadas.