A dieta influencia diretamente na saúde do corpo todo e inclusive na saúde bucal, e até na mente das crianças! Quando pensamos em “dieta” , “criança” e “alimentação”, logo vem o ponto em que o Odontopediatra mais observa no consultório: a cárie precoce da infância, proveniente da dieta desequilibrada, seguido de uma escovação ineficiente.
Os carboidratos fermentáveis, por exemplo, os açúcares, são considerados alimentos cariogênicos, ou seja, alimentos com grande potencial para desenvolver a doença cárie.
Esses alimentos associados a higiene bucal ausente ou inadequada, ficam aderidos na superfície do dente e formam uma película chamada placa bacteriana ou biofilme.
A lesão de cárie começa a partir da perda dos minerais presentes no dente, por meio da produção de ácidos pelas bactérias resultantes da metabolização do açúcar (por exemplo de: bolachas, pães, balas, chocolates, refrigerante, ….) pelo biofilme.
Quanto mais pegajoso e aderente for o alimento açucarado, maior potencial cariogênico ele será.
O tempo e a frequência em que os alimentos cariogênicos ficam presentes nos é determinante para a formação da lesão inicial de cárie (mancha branca). Quanto maior o número de vezes que se come doces, maior o tempo de contato, portanto, maiores as chances de se formar cárie.
Escovar os dentes e usar fio dental não é suficiente para controlar a doença cárie. É necessário que a família tenha controle do momento e quantidade de alimentos cariogênicos ofertados.
Pensando na orientação quanto a dieta na infância, dez passos foram estabelecidos pelo Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde e Sociedade Brasileira de Pediatria. Seguir estes dez passos auxilia em bom desenvolvimento e crescimento infantil!
Os 10 passos são:
- Dar somente leite materno até os 6 meses, sem oferecer água, chás ou quaisquer outros alimentos;
- A partir dos 6 meses, introduzir de maneira lenta e gradual outros alimentos, mantendo o leite materno até os 2 anos ou mais;
- Após os 6 meses, dar alimentos complementares (cereais, tubérculos, carnes, leguminosas, frutas e legumes), três vezes ao dia, se a criança receber leite materno, e cinco vezes ao dia, se estiver desmamada;
- A alimentação complementar deverá ser oferecida sem a rigidez de horários, respeitando sempre a vontade da criança;
- A alimentação complementar deve ser espessa desde o início e oferecida com colher, começar com consistência pastosa (papas/purês) e, gradativamente, aumentar a consistência até chegar ao ponto da alimentação da família;
- Oferecer à criança diferentes alimentos no decorrer do dia. Uma alimentação variada é também uma alimentação colorida;
- Estimular o consumo diário de frutas, verduras e legumes nas refeições;
- Evitar açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas nos primeiros anos de vida. Usar sal com moderação;
- Cuidar da higiene no preparo e no manuseio dos alimentos, e garantir o armazenamento e a conservação adequados;
- Estimular a criança doente e convalescente a se alimentar, oferecendo suas refeições habituais e os alimentos preferidos, respeitando sua aceitação.
Segundo escritora Ellen G White no livro Orientação da Criança:
“A felicidade futura de vossa família e o bem estar da sociedade dependem, em grande parte, da educação física, da saúde e moral que vossos filhos recebam nos primeiros anos de vida.”
Portanto: equilibrar os hábitos nos primeiros anos é muito importante para a saúde física e mental das crianças!
Os hábitos são desenvolvidos com atitudes corretas! Enquanto uma criança não “provar” o açúcar, ela não irá sentir falta!
Não podemos esquecer que “criança é criança” e privá-los de tudo também não é saudável, mas acredito que a regra é:
- Ponderação na dieta da criança;
- Orientar um consumo inteligente de açúcar;
- Escovação e higienização após as refeições e principalmente antes de dormir com creme dental fluoretado segundo a Associação Brasileira de Odontopediatria.
❗️Lembrando! Os hábitos da família tem influência direta no comportamento alimentar da criança.
Seja exemplo com palavras e, também, com atitudes!
Drª Luana Alves
Graduada em Odontologia
Especialista em Odontopediatria, Ortodontia e Harmonização Facial.
CRO: 32958 / RJ