Lidar com a dor de dente durante a gestação pode ser um verdadeiro pesadelo. Além do incômodo causado no dia a dia, o quadro pode ser um sinal de alerta para problemas maiores, como a cárie. Mas, o que poucos sabem é que, a dor de dente também pode aumentar os riscos de parto prematuro. Por esse motivo, é importante estar por dentro dos cuidados necessários para evitar essa condição. Pensando nisso, vamos dar continuidade na coluna da semana passada falando sobre a importância do pré natal odontológico.
AS PRINCIPAIS CAUSAS PARA DOR DE DENTE
Ao contrário do que muitos pensam, a presença da dor de dente durante a gravidez não é uma condição comum. Na maioria das vezes, o quadro é um indicativo de que algo não vai bem com a sua saúde bucal. “Existem diversas causas para a dor de dente. Durante a gravidez, pode ocorrer gengivite gravídica, uma inflamação na gengiva que causa dor, edema e sangramento”. Quando a cárie avança, ela pode causar a inflamação da polpa dental provocando muita dor ao comer algo quente ou gelado, e chegando ao ponto de doer sem estímulo algum. Esse estímulo da dor dental pode com a produção de através da ocitocina, induzir as contrações na placenta e provocar sistemas de parto prematuro.
PODE INFLUENCIAR A GRAVIDEZ E A SAÚDE DO BEBÊ?
A dor de dente é um fator que traz preocupação não só para saúde bucal, como também para a gestação. Isso porque o quadro pode aumentar os riscos de parto prematuro e prejudicar a saúde do bebê. “A dor de dente intensa pode gerar desconforto extremo e até mesmo o parto precoce devido ao estresse gerado na gestação”, esclarece a especialista.
Além disso, a dor de dente também pode estar relacionada à cárie, que é outra condição que pode resultar no parto prematuro. Uma paciente com lesões graves de cárie, por exemplo, apresenta uma flora bacteriana modificada que pode transferir bactérias para o bebê após o nascimento. Por isso, é tão importante manter um acompanhamento odontológico durante a gestação.
A pulpite, também conhecida como inflamação da polpa dentária, é outra condição que pode provocar a dor dente. Além disso, a cárie é outra doença bucal que quando não tratada resulta na dor de dente e em outros sintomas. Por isso, a qualquer sinal do incômodo, o ideal é consultar o seu dentista de confiança para um diagnóstico correto.
COMO ALIVIAR A DOR DE DENTE DURANTE A GESTAÇÃO?
Pode até parecer óbvio, mas a principal forma de tratar a dor de dente é eliminando a sua causa. No entanto, quando se trata de pacientes grávidas, é preciso ter um cuidado redobrado quanto aos tratamentos para dor de dente. “Gestantes possuem restrição ao uso de medicamentos e anestésicos. Por isso, o melhor remédio é realizar um tratamento preventivo”, afirma a Dra Luana.
Caso não seja possível remover o agente causador da dor de dente, o ideal é buscar um dentista qualificado para garantir a prescrição dos medicamentos autorizados durante a gestação. Com isso, é possível garantir um medida paliativa para dor de dente até que seja possível tratar o quadro completamente.
ACOMPANHAMENTO ODONTOLÓGICO DURANTE O PRÉ-NATAL PREVINE A DOR DE DENTE
Embora não seja muito conhecido, o pré-natal odontológico é fundamental para garantir a saúde da gestante e do bebê. O acompanhamento profissional é a principal forma de prevenir a dor de dente e outros quadros que podem resultar no parto prematuro. “O correto é fazer um tratamento preventivo nos dentes e gengiva, incluindo as consultas regulares no dentista”, aconselha a dentista. Além das consultas, é necessário seguir as orientações quanto à higiene oral, tipo de creme dental e fio dental. Lembre-se: a prevenção é sempre a melhor forma de garantir a sua saúde bucal.
Com a falta de orientação e medo das gestantes, elas acabam não procurando atendimento, e deixam de ter cuidados tão importantes para prevenir a perda dentária. Na SORRISOAÇÚ, foi montado um protocolo de atendimento exclusivo para as gestantes, onde se dividem em trimestre cada tipo de atendimento necessidade para a gestante , como o tipo de anestésico ideal , quando pode ser extraído o dente e além disso toda a parte de prevenção da mãe / futuro recém nascido.
Drª Luana Alves
Graduada em Odontologia
Especialista em Odontopediatria, Ortodontia e Harmonização Facial.
CRO: 32958 / RJ