Autor da iniciativa, o vereador Binho Guimarães (PDT) busca identificar os cidadãos que estejam vacinados contra a covid-19 e criar condições adequadas para a sua participação em eventos culturais, esportivos e de entretenimento, entre outros. Assim, o Cartão Verde poderá dar fôlego a setores importantes da economia niteroiense.
“Quando superarmos a fase das restrições, os órgãos públicos precisarão agir juntos para buscar soluções que ajudem a reerguer a economia de Niterói. E nossa cidade tem uma vocação natural para o turismo, os serviços e os eventos, entre outros, que têm sido duramente afetados ao longo da pandemia”, justifica Binho Guimarães.
O Cartão Verde será concedido a pessoas vacinadas com as doses estipuladas pelas autoridades de saúde, após o período recomendado para a imunização completa. Os interessados em solicitar o cartão poderão ter que apresentar exames adicionais que comprovem a imunização contra a covid-19. A regulamentação será com o Poder Executivo.
O projeto também estabelece que os portadores do Cartão Verde continuam obrigados a seguir os protocolos de prevenção determinados pelas autoridades sanitárias.