Mães se emocionaram ao ver os filhos receberem a primeira dose da vacina contra a covid-19 no Centro Municipal de Saúde Manoel José Ferreira, no Flamengo, na Zona Sul do Rio. Nesta sexta-feira (10), chegou a vez dos meninos de 15 anos receberem a imunização na cidade e, no sábado (11), a prefeitura anunciou repescagem entre os adolescentes, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência.
A farmacêutica bioquímica Gilena Brito, de 48 anos, afirmou que houve formação de filas no início da manhã, mas, segundo a mãe, o atendimento organizado no posto resolveu o problema rapidamente.
“Hoje é aniversário dele, né? Então foi um presentão para ele, que foi muito feliz para a escola. O meu coração ficou em êxtase por dois motivos, por ser mãe e profissional da Saúde. Eu estava aguardando esse momento dele, pois o meu foi ano passado, mas o dele foi muito esperado. Estava ansiosa e agora estou muito feliz”, afirmou.
A operadora de caixa Otilia Ribeiro, de 38 anos, também comemorou o momento e compartilhou que o seu filho, Werik Araujo, 15, ficou emocionado ao receber a primeira dose. Agora, a ansiedade é vacinar a sua outra filha de 12 anos.
“Deu tudo certo, além da emoção ele ficou na esperança de que agora teremos dias melhores. Eu também fui imunizada com a primeira dose e a minha ansiedade agora é ver a minha filha de 12 anos receber a primeira dose”, disse.
Após uma semana de vacinação suspensa para adolescentes, o município retomou a campanha na quinta-feira (9) e mantém o calendário dos menores de idade até sábado, que vai ser dia de repescagem para adolescentes de ambos os sexos, entre 15 e 17 anos. Também estão elegíveis para receber a primeira dose gestantes, puérperas, lactantes e pessoas com deficiência a partir de 12 anos ou mais. A aplicação da segunda dose acontecerá normalmente.
Questionado se haveria previsão da vacinação para adolescentes na próxima semana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que a quantidade de doses recebidas na quinta-feira (9) garantem a vacinação apenas até sábado (11). E que à medida que chegarem novas doses, será possível dar continuidade ao calendário da próxima semana.