Em comemoração ao Dia da Árvore, alunos da Escola Municipal Sidnei da Silva tiveram uma aula divertida de conscientização sobre preservação e cultivo, no Entreposto de Pesca, em Itambi, na manhã desta terça-feira (21/09). Na ação, os estudantes ajudaram com o plantio de mais de 70 mudas nativas da Mata Atlântica. A atividade foi promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMAU), em parceria com as secretarias municipais de Agricultura (SEMAGRI) e Educação (SEMED).
Anualmente comemorado no dia 21 de setembro, o Dia da Árvore tem como principal objetivo sensibilizar a população acerca da importância da preservação das árvores. No Brasil, a data foi escolhida devido ao início da primavera, que começa no dia 22 de setembro no hemisfério Sul. O secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Jhonatan Ferrarez, destaca a importância de ensinar esse conteúdo para as gerações mais novas.
“As árvores possuem um papel fundamental para a sociedade, pois elevam a umidade do ar, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, evitam erosões e fornecem abrigo a diversas espécies de animais. Por isso é tão importante promover ações de conscientização com as crianças. São elas que vão manter esse ciclo de preservação daqui a alguns anos. Estamos semeando boas práticas hoje para colher um futuro melhor”, disse o secretário.
A ação contou ainda com apoio do Projeto Uçá, que promoveu uma versão reduzida da exposição ‘Do Mangue ao Mar’, com execução de uma roda de conversa com os estudantes acerca da importância da data e do ecossistema em questão (manguezal), além de apresentar exposições in vitro de animais do bioma.
Estiveram presentes também o secretário municipal de Agricultura, Abílio Pereira; a secretária municipal de Habitação e Serviços Sociais, Sheila Rodrigues; o secretário municipal de Trabalho e Renda, Eudnei de Oliveira; agentes do Grupamento de Especial de Proteção Ambiental (GEPAM) da Guarda Municipal de Itaboraí; equipes do Projeto Guanabara Verde; e lideranças da Associação de Catadores e Pescadores de Itambi (ACAPESCA).