Itaboraí – É comum usarmos a música para aliviar o estresse do dia a dia. Ela ajuda a acalmar os nossos pensamentos e até nos faz lembrar de momentos especiais. Esses benefícios também são possíveis durante o processo de internação. É por isso que no Hospital Municipal São Judas Tadeu, especializado em combate ao novo coronavírus, o projeto “Heróis de Branco” a musicoterapia faz parte do tratamento dos pacientes internados na CTI – Centro de Tratamento Intensivo. E leva através da música conforto e acolhimento para os pacientes em isolamento.
O projeto de musicoterapia no CTI do Hospital Municipal São Judas Tadeu foi iniciado como estratégia terapêutica para aliviar a dor, o estresse, a ansiedade e a distância dos familiares. Segundo o secretário municipal de Saúde, Sandro Ronquetti, o CTI é um ambiente que pode se tornar psicologicamente desconfortável para o paciente, levando-o a um sentimento de isolamento familiar, fragilidade e dependência.
- “O objetivo do nosso projeto é explorar os benefícios da musicoterapia para contribuir para o processo de recuperação e cuidado com os pacientes internados na UTI. Portanto, pretendemos proporcionar aos pacientes um tempo diário de relaxamento e tranquilidade para auxiliar no enfrentamento a esse adoecimento”, conta ele.