Estratégias para um boa aceitação da criança em odontologia.
Ir para uma consulta ao dentista é importante desde criança, mesmo sabendo que
não é sempre uma tarefa fácil conseguir a aceitação da criança no tratamento. Tudo que é novo e diferente pode ser motivo de medos e receios , para conseguir uma comunicação com a criança, o Odontopediatra precisa lidar com estratégias psicológicas para criar confiança e vínculo com seu paciente infantil.
Para lidar com as emoções da criança na consulta podemos devemos ter um adequado controle de voz , dizer – mostrar e fazer depois de tudo no atendimento, usar linguagem de acordo com a idade de cada criança/ paciente e principalmente orientar aos pais para evitar comentários que possam deixar a criança com ansiedade e medos frente ao atendimento.
Em alguns casos específicos, bem mais usados em emergências, lançamos mão de uma técnica de estabilização da criança, à família pode participar; esta técnica é usada para evitar que a criança tenha uma reação e se machuque no procedimento, porque usamos muitas vezes instrumentos de pontas finas e caneta de alta rotação e sempre neste caso são para procedimentos mais invasivos e emergências .
Elogio verbal , premiação e incentivo são outras maneiras que são bem usadas no consultório dos odontopediatras.
Existem várias maneiras de lidar no consultório com as crianças e todas elas são para possibilitar os exames e procedimentos adequados , visando a promoção de saúde e este gerenciamento do comportamento da criança é muito especial e importante para o sucesso da consulta.