Close Menu
    ULTIMOS POSTS

    Maricá realiza campanha de incentivo à doação de leite materno

    maio 20, 2025

    Itacoatiara Pro 25: maior festival de esportes ao ar livre do Brasil traz novidades no skate e shows inéditos em Niterói

    maio 20, 2025

    Washington Quaquá desiste de disputar presidência do PT e apoia Edinho Silva

    maio 19, 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube WhatsApp TikTok
    Facebook X (Twitter) Instagram
    SOS Notícias RJSOS Notícias RJ
    Button
    • Destaques
    • Maricá
    • Itaboraí
    • Niterói
    • Rio De Janeiro
    • São Gonçalo
    • Saquarema
    • POLÍTICA
    • Coluna Politicando
    SOS Notícias RJSOS Notícias RJ
    Início » INSS: saiba quem pode solicitar a revisão de benefício em 2022 e como fazer
    Destaques

    INSS: saiba quem pode solicitar a revisão de benefício em 2022 e como fazer

    adminBy admindezembro 28, 2021Nenhum comentário0 Views
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

     

    O ano de 2022 se aproxima e, com ele, a oportunidade de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pedirem a revisão de seus benefícios. Como o prazo para abrir o requerimento é de até 10 anos após o primeiro pagamento, aqueles que receberam o benefício pela primeira vez em dezembro de 2011 têm até janeiro do próximo ano para fazer a solicitação. Quem começou a receber a partir desta data também pode pedir uma nova análise. No entanto, a revisão não é um direito de todo segurado e precisa de uma justificativa plausível para ser levada em consideração.

    Para a especialista em direito previdenciário Silvia Correia, a revisão do INSS é rodeada por “um certo mito”, já que boa parte das pessoas pensam que esse é um direito automático. “Revisão de benefício é uma ação em que se pede alguma modificação no ato administrativo que concedeu o benefício, seja pelo próprio benefício ou por seu valor, que podem estar errados. No caso do tipo do benefício, por exemplo, era uma aposentadoria por idade e analisaram como uma aposentadoria por tempo de serviço. Para que eu possa pedir esse ou outro tipo de revisão eu preciso ter a causa”, explicou.

    Apesar de existirem mais de 20 tipos de ações de revisão, como informou a advogada, algumas causas acabam sendo mais comuns entre os beneficiários. Um exemplo é quando o segurado teve o benefício concedido com o tempo e salário errados, sem considerar insalubridade ou algum período que ele tenha trabalhado que não tenha sido incluído. Existe também a revisão de índices de teto que é mais relacionada a manutenção do benefício e outras.

    Por isso, “o ideal é o segurado saber exatamente o que ele vai pedir para revisar e não fazer uma revisão no escuro, porque acha que está defasada. Quando o motivo é a concessão equivocada fica mais fácil, porque provo o que eu pedi e o que eu recebi, mas quando é questão de valor eu preciso mostrar a razão para que o meu cálculo tenha sido errado e essa análise engloba pelo menos 20 tipos de ações”, acrescentou.

    A argumentação foi reforçada pelo diretor do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), Paulo Barcelar: “Existem vários requerimentos e motivos que podem levar a revisão. Quando o benefício não é analisado corretamente e quando não são colocados todos os salários devidos no processo, por exemplo. Se estava faltando algum documento que o servidor deveria ter exigido para complementar essa falta de vínculo, o segurado pode pedir uma revisão apresentando essa documentação. Existem  para quando o segurado tem uma ação trabalhista reconhecida, após a concessão do benefício, essa documentação também pode ser incluída”.

    Caso a revisão seja concedida, o percentual de aumento que o beneficiário vai receber varia de acordo com cada caso. “O percentual de aumento vai variar de acordo com o caso de cada segurado. O interessante é que o segurado calcule a nova renda mensal inicial do benefício, porque é esse valor que vai determinar quanto esse segurado vai receber”, afirmou Paulo.

    Fique atento!

    Assim como quaisquer outros procedimentos administrativos, a revisão de benefícios também apresenta riscos. Isso porque, caso o aposentado ou pensionista abra o requerimento e não tenha embasamento suficiente, o valor que ele recebe pode até ser reduzido, caso o INSS encontre algum erro na concessão do valor.

    “É muito comum entrar com ação de revisão sem indicar o motivo e sem o motivo o juiz não avalia a ação. Não posso simplesmente entrar com o pedido e dizer “olha estou recebendo menos do que eu deveria”, é preciso ter justificativa”, complementou Silvia.

    O prazo para solicitar a revisão também é um ponto que deve ser observado. Na maioria dos casos, o prazo de fato é de 10 anos após o primeiro pagamento. No entanto, para ter direito a receber os retroativos o prazo é de cinco anos, então, o ideal é que essa análise seja solicitada dentro desse intervalo.

    Como saber se tem direito?

    Por serem questões extremamente técnicas e delicadas, e que podem colocar o pagamento do segurado em risco, o melhor caminho pode ser consultar um profissional que possa analisar os detalhes do processo e constatar se existe necessidade de uma nova análise ou não.

    “O que eu sempre sugiro é que a pessoa procure um advogado especializado, tem que ser um consultor previdenciário que atue nessa área, ele tem que ter esse conhecimento para que possa já fazer o que chamamos de análise previdenciária, quando é feito um estudo para verificar se esse benefício está com o valor adequado ou não e se está dentro de uma dessas diversas possibilidades de revisão. Essa análise mapeia a situação desse segurado e verifica se, pela data, pelas contribuições e situação de trabalho houve algum equívoco. Esse é o melhor caminho. Sendo feita essa avaliação, a pessoa já ingressa na revisão com o motivo indicado”, concluiu a advogada.

    Como solicitar?

    Sabendo que tem direito a revisão, o beneficiário tem dois caminhos. Um deles é solicitar a análise pelo site https://meu.inss.gov.br, enviando os documentos solicitados. Outra opção é entrar com uma ação judicial, que também é uma opção para aqueles que já tiveram uma revisão não reconhecida. Em ambos os casos, para ter mais segurança do êxito, é indicado que o aposentado ou pensionista busque a ajuda de um profissional da área.

    aposentadoria inss Revisão SOSMARICÁ
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email
    admin
    • Website

    Related Posts

    Brasil Faz História no Oscar 2025! ‘Ainda Estou Aqui’ Conquista Melhor Filme Internacional

    março 3, 2025

    Multidão toma conta da Orla de Itaipuaçu no domingo de Carnaval com o bloco Tromba Nervosa

    março 2, 2025

    Prefeitura de Niterói discute convênio com a Marinha para treinamento da Guarda Municipal e parcerias em pesquisa e desenvolvimento

    janeiro 30, 2025
    Leave A Reply Cancel Reply

    Demo
    Ultimas Noticias

    Maricá realiza campanha de incentivo à doação de leite materno

    maio 20, 20252

    Itacoatiara Pro 25: maior festival de esportes ao ar livre do Brasil traz novidades no skate e shows inéditos em Niterói

    maio 20, 20253

    Washington Quaquá desiste de disputar presidência do PT e apoia Edinho Silva

    maio 19, 20252

    Maricá inaugura a primeira universidade do mundo dedicada ao Carnaval

    maio 19, 20253
    Não perca!
    Brasil

    Projeto propõe multar em R$ 30 mil quem furar fila com bebê reborn

    By Lboasmaio 16, 20253

    Um projeto de Lei (PL) apresentado nesta quinta-feira, 15, na Câmara dos Deputados, propõe multa…

    Enem 2025: último dia para pedir recurso na isenção da taxa

    maio 16, 2025

    Por unanimidade, STF condena Zambelli a 10 anos de prisão

    maio 15, 2025

    Quaquá e Diego Zeidan oficalizam candidaturas à presidência do PT nacional e estadual no Rio

    maio 15, 2025
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • TikTok
    • WhatsApp
    RSS SOS Notícias RJ
    • Maricá realiza campanha de incentivo à doação de leite materno
    • Itacoatiara Pro 25: maior festival de esportes ao ar livre do Brasil traz novidades no skate e shows inéditos em Niterói
    • Washington Quaquá desiste de disputar presidência do PT e apoia Edinho Silva
    • Maricá inaugura a primeira universidade do mundo dedicada ao Carnaval
    • Com o propósito de unir as Américas, candidatura Rio-Niterói a sede dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos 2031 faz primeira apresentação oficial à Panam Sports
    • Maricá abre diálogos com investidores durante principal Festival de Cinema do Mundo, na França
    • Projeto propõe multar em R$ 30 mil quem furar fila com bebê reborn
    • Prefeitura de Maricá promove a 1ª Caminhada das Mães Atípicas
    • Nit Ultra Run agita Piratininga no próximo final de semana
    • Enem 2025: último dia para pedir recurso na isenção da taxa
    Sobre nós
    Sobre nós

    Website de Utilidade Publica desde 2017 informando a população do estado do Rio de Janeiro

    Email: sosnoticiasrj@gmail.com
    Contact: 21 97419-3875

    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube WhatsApp TikTok
    Variadas

    Maricá realiza campanha de incentivo à doação de leite materno

    maio 20, 2025

    Itacoatiara Pro 25: maior festival de esportes ao ar livre do Brasil traz novidades no skate e shows inéditos em Niterói

    maio 20, 2025

    Washington Quaquá desiste de disputar presidência do PT e apoia Edinho Silva

    maio 19, 2025
    Populares

    Praia do Sossego em Niterói  é eleita para receber Bandeira Azul pela terceira vez

    setembro 27, 20237.704

    Prefeito de Itaboraí decreta contingenciamento de gastos

    setembro 14, 20235.319

    Problemas técnicos marcam os primeiros dias dos ônibus Laranjinhas em Itaboraí

    novembro 14, 20234.051
    © 2025 SOS Notícias RJ - Todos os direitos reservados.
    • Home
    • Coluna Politicando

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.