Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fez uma recomendação ao Ministério da Saúde e à Casa Civil da Presidência da República, nesta quarta-feira (12), pedindo a suspensão de maneira definitiva da temporada de cruzeiros no Brasil, visando uma ação necessária para cuidar da proteção da saúde de sua população.
A agência reguladora, encaminhou um documento ao Ministério da Saúde e a Casa Civil, sendo concluído nesta última terça-feira (11), nela contém a apresentação do cenário epidemiológico de Covid-19 das embarcações de cruzeiros que circularam nas temporadas 2021-2022. Que incluem as intercorrências, das embarcações, desde o início de suas operações por território nacional.
A Anvisa ainda explicou os protocolos que definiram as operações nos navios de cruzeiros no Brasil, possuem os dispositivos que permitem acompanhar o cenário epidemiológico pelas embarcações.
Como resultado, a agência entende que a situação atual não é propícia à continuidade das operações de cruzeiros. Nesse sentido, com base no princípio da precaução e com base em todos os dados disponíveis, recomenda a eventual suspensão da temporada de cruzeiros no Brasil como uma ação necessária para proteger a saúde da população.