A Prefeitura de Maricá encerra nesta semana as pesquisas de campo do Cadastro rural da cidade, um tipo de censo desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), cujo resultado abrirá novas possibilidades de atração de investimentos externos para o município.
As equipes percorreram a zona agrícola de Maricá, utilizando um software do projeto Aequeor, da UFF, na realização e armazenamento das entrevistas em um banco de dados.
O diretor de Arranjos Produtivos da Codemar, Eduardo Britto Santos, destacou o norte do programa:
“O Cadastro Rural vai mapear e fortalecer a base produtiva local, viabilizar oportunidades de comercialização a esses produtores, e propiciar formas de distribuição e comercialização populares que estimulem acesso a alimentos baratos e saudáveis para a população do município”, disse.
O que é Aequor
O Aequor é um projeto do qual participam professores e alunos da UFF, além de outras universidades nacionais e estrangeiras, que firmaram parceria por meio de convênios. O projeto consiste na instalação em Maricá de uma Base de Tecnologia Ambiental com diversos laboratórios de última geração, desenvolvendo métodos de baixo custo para a revitalização e saneamento ambiental.