Os resultados das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 serão divulgados em 11 de fevereiro. A data foi confirmada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização do exame. Criado em 1998, o Enem tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica e hoje é uma das principais portas de entrada no ensino superior.
Com as notas do Enem, os participantes podem buscar acesso aos programas do Ministério da Educação (MEC), como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem. Os candidatos com melhor classificação são selecionados, de acordo com suas notas no exame. Pode fazer a inscrição no Sisu, o estudante que participou do último Enem, obteve nota na redação maior que zero e não tenha participado na condição de treineiro. Mais informações: https://sisu.mec.gov.br.
Cronograma do Sisu
Inscrições: 15 a 18 de fevereiro
Resultado da chamada única: 22 de fevereiro
Matrícula: 23 de fevereiro a 8 de março
Prazo para participar da lista de espera: 22 de fevereiro a 8 de março
Resultados da lista de espera: a partir de 10 de março
Prouni
A nota do Enem também pode ser usada para participar do Programa Universidade para Todos (Prouni) do Ministério da Educação (MEC), que oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) e, instituições particulares de todo o país. Pode participar o estudante que não possui diploma de curso superior e tenha participado do Enem mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas. Além disso, o candidato não pode ter tirado zero na redação. Para participar, basta fazer inscrição no próprio site do Prouni http://prouniportal.mec.gov.br