Nesta segunda-feira, 14, a empresa Telespazio deu início as obras do centro tecnológico de Maricá.
A empresa promete construir um teleporto que consiste na prática em instalação e administração de antenas para captação do sinal 5G dos satélites que vem para antenas, onde são distribuídos para vários países do mundo.
A Telespazio, tem como seu acionista a empresa Leonardo, na qual o principal objetivo da tecnologia é a implantação de 30 antenas para operações de comunicação via satélite de baixa órbita.
A tecnologia deve beneficiar o setor de petróleo, visto que a demanda alta da capacidade de transmissão de dados, é compatível com a banda larga 5G, ainda em processo de regulamentação no Brasil.
Para a Prefeitura de Maricá, a parceria reforça o papel estratégico da cidade no cenário de petróleo e gás no principal estado produtor do país. “Para a cidade, se estabelece hoje uma dimensão de notório desenvolvimento e de imenso desafio. É um despertar de possibilidades para além da parceria, de desenvolvimento científico e tecnológico. Por isso fazemos o anúncio desse teleporto, que dá à cidade um protagonismo que ainda não há na América Latina”, disse em seu discurso o prefeito Fabiano Horta.
“Basicamente, a Telespazio construirá aqui um teleporto satelital muito grande, que irá disponibilizar serviços de banda larga numa dimensão que não existe hoje. Isso é absurdamente inovador, não há nada igual na América Latina. O sistema estará em operação até o fim do ano, oferecendo transmissões de baixa latência sobretudo para o setor de óleo e gás, que gera uma demanda enorme por esse serviço”, explicou o CEO da Telespazio, Marzio Laurenti.
Ainda segundo o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Leonardo Rodrigues, esta prevista a capacitação e atualização de pilotos de aviões e helicópteros em simuladores, além da formação de mão-de-obra para manutenção de aeronaves. Logo, anunciou a chegada de uma unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), ao município de Maricá, cujo o primeiro curso será de manutenção de aeronaves.