A assembleia legislativa do Estado do Rio de Janeiro aprovou nesta, quinta-feira, 17, o orçamento de R$ 30 milhões do seu orçamento próprio para apoiar as vítimas da tragédia em Petrópolis.
O presidente André Ceciliano (PT) é o autor do Projeto de Lei 5412/2022 e tem coautoria da deputada Zeidan, do mesmo partido. Após a rápida sessão, os deputados aprovaram a doação o município e o governo do estado já sancionou, nesta quinta-feira, Lei 9562/2022.
“O estado já disponibilizou equipamentos, caminhões, máquinas, colchonetes, cesta básica e precisamos agora de um recurso emergencial para ajudar a prefeitura de Petrópolis. Convocamos, então, o Colégio de Líderes, aprovamos a votação e o governo já sancionou. Estive em Petrópolis na terça e o cenário é, infelizmente, de caos”, comentou Ceciliano.
Vale destacar que, André Ceciliano já foi prefeito duas vezes da cidade e esteve pessoalmente no município.
Zeidan informou que o recurso é proveniente do Fundo Especial da própria Alerj.
“É um dever nosso agir rápido para apoiar a população petropolitana. A situação ainda é muito grave por lá e estamos acompanhando a dificuldade no resgate das vítimas. Os recursos do orçamento da própria Assembleia são fundamentais para uma atuação rápida nesse suporte. Será ainda necessário muito tempo para a recuperação da cidade, já que não temos ainda como obter um levantamento preciso do número de vítimas fatais e de pessoas desabrigadas, como o de casas destruídas”, destacou com preocupação.