A Prefeitura de Maricá recebe até segunda-feira (21/02) doações para a campanha de ajuda às vítimas da tragédia causada pelas chuvas em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, que deixou o município em estado de calamidade pública. Por toda a cidade, estão sendo recolhidos alimentos não perecíveis, água, roupas, itens de primeiros socorros, remédios, material de higiene pessoal e de limpeza.
A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá enviou, na quarta-feira (16), uma equipe de especialistas com experiência em campo para dar suporte e auxiliar nas ações realizadas em Petrópolis. A princípio, serão seis dias de atuação e 20 profissionais em regime de revezamento, com dez agentes enviados na quarta-feira e mais dez que seguirão para a cidade serrana no sábado (19/02). O órgão disponibilizou uma viatura de suporte avançado e duas pick-ups, além de maquinários, como motobomba, bomba de sucção e motosserra.
Campanha também ajudará animais
Na quinta-feira (17/02), a Coordenadoria Especial de Proteção Animal deu início a outra ação para recolher ração e água, itens essenciais para a alimentação dos animais de Petrópolis. Os donativos podem ser entregues de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede do órgão (Rua Prefeito Hilário Costa e Silva, nº 100, Parque Eldorado). Haverá um ponto de coleta durante a Campanha de Adoção de Animais que acontece neste domingo (20/02), das 13h às 17h, no Shopping Boulevard Maricá (Rua Vereador Luiz Antonio da Cunha, nº 35, Centro).
Aqueles que não puderem entregar as doações presencialmente, têm a opção da retirada dos itens em casa. Para isso, basta enviar uma mensagem pelo aplicativo WhatsApp ao número (21) 99546-0334 e agendar o recolhimento, se a residência estiver na rota de ações da coordenadoria.
“Estava acompanhando pela mídia a situação crítica em Petrópolis e pensei também nos animais atingidos. Naquele momento, fiz contato com os gestores da causa animal do município, que me passaram a situação dos cães resgatados, onde parte deles perderam os seus tutores. Por tudo isso, idealizamos essa campanha solidária e contamos com a participação da população e todo o material será bem-vindo”, afirmou o coordenador de Proteção Animal, Fabiano Novaes.
Confira a lista dos polos de recolhimento:
CRAS
CREAS
Secretaria de Assistência Social
Polos de Cultura de Direitos
Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher
SIM (Centro, Itaipuaçu e Inoã)
Prefeitura
Secretaria de Economia Solidária
Praça Orlando de Barros Pimentel
Polos Distritais de Vacinação
Praça do Ferreirinha (Itaipuaçu)
Praça Nossa Senhora das Graças (Ponta Negra)
Secretaria de Cultura
Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU)
Centro de Cultura e Arte de Itaipuaçu
Estande do Natal Iluminado em Araçatiba
Aeroporto (Centro)