Através de uma ação integrada entre a Secretaria de Ordem Pública, Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres e o Centro de Formação e Instrução da Guarda Municipal de São Gonçalo, foi realizada nesta terça-feira (8) a aula inaugural do curso de capacitação sobre o enfrentamento à violência contra a mulher para agentes de segurança pública do município. Haverá mais dois dias de curso, que acontecerão nos dias 15 e 22 de março, das 14h às 17h, na base da Seop, localizada na Avenida Presidente Kennedy, no Centro.
O curso, que tem como tema “Sensibilizar para mudar conceitos”, visa instrumentalizar e sensibilizar os agentes da segurança pública para questões relacionadas ao enfrentamento da violência contra a mulher, unindo as mais diversas esferas da área de segurança da cidade.
As aulas serão ministradas pelo palestrante e psicólogo Arthur Rodrigues Monteiro Junior e pela especialista em psicologia clínica, Rafaela Ferreira de Souza.
O secretário de Ordem Pública, David Ricardo, destacou a importância dessa capacitação e a parceria entre as secretarias.
“O fundamental é nós trabalharmos empenhados em todas as causas de toda e qualquer violência, independente de ser homens ou mulheres. A violência nos atinge de inúmeras formas e nossa meta é entregar uma cidade mais segura, mais adequada para toda a população, e também para que as mulheres da nossa cidade tenham uma maior sensação de segurança”, disse o secretário.
A subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Ana Cristina da Silva, destacou a importância de se oferecer um serviço de conscientização reunindo as diversas esferas da segurança pública.
“Nossa proposta é um novo tipo de diálogo. O que desejamos nessa cidade é oferecer um serviço de conscientização, contando com todas as esferas para que possamos debater o assunto sobre o enfrentamento da violência contra a mulher”, afirmou Ana Cristina.
Participaram da cerimônia o subsecretário de Ordem Pública, Marcio Ribeiro; o subtenente Fernando César, do 7º Batalhão de Polícia Militar; o secretário de Assistência Social, Edinaldo Basílio; e comandante da Guarda Municipal, Antonio dos Santos. Também estiveram presentes guardas municipais, policiais militares do programa São Gonçalo Presente, além de funcionários da Subsecretaria de Parques e Jardins.