A apresentação aos órgãos de imprensa aconteceu na nova quadra da escola, que fica na rodovia RJ-106, altura do 28,5 km, e foi conduzida pelo presidente da União de Maricá, João Carlos de Lima, o ‘Birigu’. Ele estava acompanhado pelo carnavalesco Renato Figueiredo e pela diretora da ala de passistas, Taís Azevedo.
A quadra foi adquirida em outubro de 2021 e decorada com grandes fotos de outros desfiles da escola. Na área externa, as paredes receberam caricaturas de famosos sambistas, como Beth Carvalho e Zeca Pagodinho, além de homenagens ao ex-presidente da escola, Mauro Alemão, falecido no ano passado, e ao cantor e compositor Claudinho Guimarães, que morreu em 2020.
A revolução da alegria
Sobre a escolha do enredo, Birigu falou sobre os principais projetos implementados na cidade que refletiram diretamente na satisfação e alegria dos moradores nos últimos anos.
“Maricá hoje vive uma revolução que se reflete na alegria que vemos nos olhos de quem usa os ônibus vermelhinhos, a moeda Mumbuca e o Passaporte Universitário, por exemplo. Esse tema é bastante pertinente”, destacou.
O desfile da União de Maricá será no dia 30 de abril, por volta de uma hora da madrugada, com a participação de cerca de 800 componentes. Segundo Birigu, a meta da escola, fundada em maio de 2015, é chegar ao desfile da Sapucaí em 2023.
“Estamos a um degrau de conseguir nosso objetivo, pois o grupo de acesso é o que está imediatamente acima de onde estamos e os dois primeiros colocados do nosso desfile garantem uma vaga. Por isso vamos com tudo para a avenida”, afirmou o presidente.
Agenda de eventos na nova quadra
Na sexta-feira (18), aconteceu a coroação do rei da bateria da escola; No dia 25, será apresentado o intérprete Ito Melodia (que vai cantar ao lado de Mateus Gaúcho) e também o novo samba-enredo. Para abril, está prevista uma feijoada em homenagem a São Jorge no dia 23, dia do santo.
O carnavalesco Renato Figueiredo explicou que a ideia é juntar a alegria natural do carnaval com a revolução social que ocorre na cidade atualmente. “O desfile será dividido em ‘arte, cidadania e festa e o que vamos mostrar é uma apresentação digna de se estar na Marquês de Sapucaí, com estrutura e sofisticação dos melhores desfiles já vistos”, disse Renato.