A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura, promoveu a posse do Conselho Municipal de Cultura, nesta sexta-feira (06/05). Os 28 representantes – sendo 14 da sociedade civil, 12 indicados pela gestão municipal, um membro da Comissão de Cultura da Câmara Municipal e o gestor municipal da Secretaria de Cultura – foram escolhidos na IV Conferência da Cultura de Maricá, realizada em dezembro de 2020, e ficarão no cargo pelos próximos dois anos. Membros não tomaram posse presencialmente antes devido a pandemia da Covid-19.
Na cerimônia, realizada no Cine Henfil, o secretário de Cultura Sady Bianchin comentou sobre a importância do Conselho Municipal de Cultura. “Temos como grande desafio fazer o sistema da Cultura, do plano municipal, caminhar com questões políticas estruturantes, além de ouvir a população e tomar decisões relevantes”, disse.
O conselho, formado por pessoas ligadas à cultura da cidade, direta ou indiretamente, tem responsabilidade de elaborar, acompanhar e fiscalizar a execução das políticas públicas, em diversas áreas, não apenas cultural. A lei nº 2.912, de 11 de dezembro de 2019, que instituiu o Conselho Municipal de Cultura, foi publicada no Jornal Oficial de Maricá (JOM) em dezembro de 2019.
“Estou feliz em poder representar a Saúde como conselheira, ver o nosso município evoluindo, integrando os setores”, comentou a enfermeira Lusmar de Moraes, moradora do Centro de Maricá.