A morte de um homem causou uma grande confusão nas proximidades dos Arcos da Lapa, no Centro do Rio, no início da noite desta segunda-feira (18). Pedestres, passageiros e motoristas ficaram encurralados nos acessos para o Largo da Lapa e todas as vias na região estão interditadas. Segundo o Centro de Operações Rio (CET-Rio), há bloqueio da Rua Riachuelo e desvio para a Rua do Lavradio; e bloqueio na Rua Teixeira de Freitas. O desvio está sendo feito para a Rua do Passeio.
Informações preliminares dão conta que um morador de rua teria sido morto por um policial militar. A informação ainda não foi confirmada pelas polícias Civil e Militar.
Um vídeo que circula em um aplicativo de mensagem mostra um corpo coberto por um lençol branco em uma rua transversal aos Arcos da Lapa.
“Corpo do moleque aqui na rua, os caras pegaram o moleque na mão, sem arma nenhuma, deram um tirão e mataram ele aí”, diz um homem no vídeo.
Policiais civis e militares estão na região e o clima é de tensão. Um ônibus foi incendiado na frente dos Arcos. Os comerciantes ficaram com medo do intenso confronto e alguns fecharam as portas. O comércio próximo ao bairro de Fátima também está fechando as portas.
Trabalhadores que tentam voltar para casa relatam clima de terror na região. “Que loucura oq tá acontecendo aqui na lapa”; “Lapa virou zona de Guerra”; “Mem de Sá, a principal via da #lapa está fechada. Ouve-se muito barulho de tiro e bomba”, escreveram alguns perfis nas redes sociais.
Em um outro vídeo, também divulgado nas redes sociais, é possível ver o momento que um ônibus passa por cima de uma barricada em chamas.