Ginástica, dança de salão, canto, passeios e hidroginástica: é esse o pacote de atividades que a Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal do Idoso (SMI), passará a oferecer gratuitamente aos idosos da cidade com o projeto Niterói 60 UP. O projeto está disponível em 18 pontos da cidade, em datas e horários específicos para as atividades de ginástica, dança de salão e o coral Avós do Canto. A inscrição pode ser feita na hora da atividade.
De acordo com o secretário municipal do Idoso, José Antônio Fernandez (Zaf), o prazer do idoso em se envolver em atividades que lhe tragam o bem-estar é fundamental para a sua vida.
“A socialização o mantém ativo, por isso a importância das atividades sociais e culturais que geram sentimentos positivos e evitam a depressão, estimulando a sua função cognitiva. A nossa grande intenção é permitir essa interação. Fazer com que os idosos possam sair de casa, conversar, conhecer pessoas novas… Nosso objetivo principal é promover a qualidade de vida, pela socialização”, explica.
Para Benedita Vieira – a Dona Bené, como é conhecida, moradora do Fonseca e uma das participantes do Coral Avós do Canto, que faz parte do projeto Niterói 60 UP, o melhor da atividade é poder estar com amigos.
“Eu não sabia nada de música, mas cantava muito em casa! Aqui no coral, fiz muitos amigos. É uma família, de verdade. O maestro é um amor e nos ensina muita coisa. E quando a gente canta e é aplaudido eu fico muito feliz, porque eu sei que eu cantei direito”, se diverte.
As aulas de hidroginástica estão previstas para serem iniciadas no verão, quando serão divulgados os locais, dias e horários. Além da hidroginástica, a ideia da Secretaria do Idoso é que os passeios, cujas datas e locais serão divulgados em breve para inscrição, levarão os idosos aos pontos turísticos e atividades culturais de Niterói e do entorno, gratuitamente.
Cidade idosa – O secretário destaca a importância de um projeto com o objetivo de aumentar a qualidade de vida dos idosos em Niterói, um dos municípios com maior porcentagem de população acima de 60 anos no país.
“Os idosos da nossa cidade merecem toda nossa atenção. Afinal, em Niterói, cerca de 18% da população é idosa, ou seja, são quase 100 mil pessoas com mais de 60 anos aqui. Aqui temos um número de pessoas idosas acima da média do resto do país. O envelhecimento da população tem impactos importantes na saúde, o que nos alerta para a importância da organização de uma rede de atenção a essa população para a oferta de cuidados longitudinais”, afirma o secretário.
De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente, os idosos representam 14,3% dos brasileiros, ou seja, 29,3 milhões de pessoas. E, em 2030, o número de idosos deve superar o de crianças e adolescentes de zero a quatorze anos. Em sete décadas, a média de vida do brasileiro aumentou 30 anos, saindo de 45,4 anos, em 1940, para 75,4 anos, em 2015.
Inscrições – As inscrições no projeto Niterói 60 UP estão abertas ao público de todas as idades, preferencialmente os maiores de 60 anos. Para se inscrever, basta se dirigir a um dos pontos em que acontecem as atividades nos horários das aulas, com documento de identidade e comprovante de residência.
Serviço:
Atividades Niterói 60 UP
Ginástica
Icaraí – calçadão da praia, em frente à Rua Miguel de Frias (de segunda a sexta, às 7h)
Santa Bárbara – praça (de segunda a sexta, às 7h)
São Lourenço – Igreja de Sant`Anna (de segunda a sexta, às 7h)
Largo da Batalha – praça (de segunda a sexta, às 7h)
Ilha da Conceição – Cesu (de segunda a sexta, às 7h)
Vital Brazil – praça atrás do posto de saúde (de segunda a sexta, às 7h)
Piratininga – calçadão da praia, no desvio (de segunda a sexta, às 7h)
Centro – Hortifruti da Rua Marquês de Paraná (de segunda a sexta, às 7h)
Barreto – Horto (de segunda a sexta, às 8h30)
Matapaca – Igreja de São Sebastião (de segunda a sexta, às 8h30)
Itaipu – Horto (de segunda a sexta, às 8h30)
Engenho do Mato – praça (de segunda a sexta, às 8h30)
Ingá – praça (de segunda a sexta, às 8h30)
Santa Rosa – praça do Largo do Marrão (de segunda a sexta, às 8h30)
Charitas/Preventório – ao lado da estação das barcas (às segundas, quartas e sextas, às 8h30)
Dança de Salão
Barreto – Horto (às segundas, às 14h)
Charitas – Casa da Amizade (às terças e quintas, às 9h)
Coral
Centro – Associação Fluminense de Fotografia (às quartas, às 15h)
Fotos: Divulgação e Lucas Benevides