O candidato do PL ao governo do Rio de Janeiro, e atual governador, Cláudio Castro, venceu a disputa fluminense no primeiro turno na eleição para governador, com 58,67% dos votos. Em segundo lugar ficou Marcelo Freixo (PSB), com 27,38% da preferência dos eleitores.
Castro era vice do governador Wilson Witzel, que sofreu impeachment em abril do ano passado. Na eleição para o governo do Rio, o atual governador teve apoio do presidente Jair Bolsonaro, do mesmo partido, enquanto Freixo foi apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
De desconhecido vice-governador a comandante do terceiro maior colégio eleitoral do País, Castro assumiu o Palácio Guanabara após o impeachment de Witzel, acusado de corrupção na Saúde durante a pandemia da covid-19. Witzel nega as acusações e aponta suposta montagem política, “com o dedo de Bolsonaro”, na sua deposição.
Durante sua campanha, Castro, advogado e cantor gospel, defendeu o presidente Bolsonaro, mas também fez acenos para o então líder nas pesquisas eleitorais, o ex-presidente Lula, ao declarar que não via ameaça ao País em uma eventual volta do petista ao poder.
Antes do resultado oficial, Castro disse que sua campanha não se dedicou a fazer críticas aos adversários: “Não usamos nem um espaço que nos foi concedido para falar mal dos outros.” Disse ainda que fez “uma campanha limpa, de propostas, campanha onde a gente conseguiu demonstrar o que a gente fez e aquilo que a gente pretende fazer nos próximos quatro anos.