A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu diversas atividades em todo o município para marcar o Novembro Vermelho, mês voltado à prevenção do câncer de boca, com o objetivo de fortalecer o diagnóstico precoce da doença e conscientizar a população sobre a importância de manter a saúde bucal em dia. Durante o Dia “D” de mobilização, realizado na última sexta-feira (25/11), os moradores participaram de rodas de conversa e receberam orientações de profissionais nas Unidades de Saúde da Família (USF), na UPA de Inoã, na Unidade de Emergência 24 Horas Santa Rita e na sede da Secretaria de Políticas para a Terceira Idade. Através dessa abordagem, contribuímos para identificar lesões bucais nos estágios iniciais e indicamos as formas corretas de tratamento.
Suany Marins, subsecretária de Políticas Odontológicas de Maricá, ressaltou os impactos positivos da mobilização pelo Novembro Vermelho na cidade, estimulando a adoção de cuidados fundamentais para a prevenção do câncer de boca e ajudando a levar informações relevantes para cada vez mais maricaenses.
“O intuito da campanha do Novembro Vermelho é aumentar os índices de diagnóstico precoce do câncer de boca e de outras lesões potencialmente malignas, atuando também no compartilhamento de informações e cuidados essenciais relacionados à saúde bucal. Com isso, mostramos à população o papel do autoexame para a identificação e estimulamos a adoção de hábitos simples do dia a dia que ajudam a manter a higiene bucal em dia, o que contribui para diminuir o número de casos. Com atendimento profissional qualificado e medidas corretas de prevenção, enfrentaremos a doença de forma efetiva”, afirmou.
Câncer de boca exige cuidados específicos
O câncer de boca é um tumor maligno que pode atingir os lábios e outras estruturas bucais, como gengivas, bochechas, céu da boca e língua. Cerca de 15 mil novos casos da doença surgem por ano, tendo maior prevalência em homens com idade acima dos 40 anos, o que ressalta a importância de estar atento à presença de lesões persistentes na cavidade oral que não cicatrizam há mais de 15 dias, um dos principais sinais de alerta.
Outros sintomas podem indicar a necessidade de auxílio médico, como a presença de placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca e bochechas; caroços no pescoço; rouquidão persistente; dificuldade de mastigação e de engolir alimentos; além da sensação frequente de algo preso na garganta.
Alguns cuidados simples podem evitar a doença. São eles: evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, utilizar preservativo na prática do sexo oral, manter uma alimentação rica em legumes, verduras e frutas, além de estar sempre atento a mudanças na coloração ou no aspecto da boca.
Município possui serviços de saúde bucal em toda a rede
A população de Maricá conta com assistência qualificada relacionada à saúde bucal nos quatro distritos. 20 Unidades de Saúde da Família (USF) possuem salas específicas para esse tipo de atendimento, com uma equipe completa e pronta para solucionar as demandas dos moradores. Além disso, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã também conta com serviços de saúde bucal, direcionados principalmente à resolução dos casos de urgência e emergência.