O Comar, que será inaugurado após o carnaval, vai funcionar 24h integrado com as secretarias de Proteção e Defesa Civil, Assistência Social, Trânsito e Engenharia Viária, Transportes, Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional, Saúde, Educação, além da Casa da Mulher e autarquias Serviços de Obras de Maricá (Somar) e Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar).
O funcionamento do Centro de Operações foi apresentado pelo subsecretário de Tecnologia, Victor Silveira, ao prefeito e aos secretários João Maurício de Freitas (Governo) e Felipe Bittencourt (Esportes) durante a visita técnica.
Para acionar os serviços do Comar, o cidadão poderá acionar um dos 15 totens ‘Olhar Digital’ instalados pela cidade, de onde podem ser solicitados serviços de emergência em saúde (ambulâncias) ou denunciar crimes para os órgãos de segurança. Um sinal de telefone será direcionado para o Centro de Operações e o atendente irá encaminhar para o setor responsável.
“Teremos diversos olhares cuidando da população e mantendo a cidade dentro de sua normalidade. Para isso, contará também com a integração de tecnologias como Waze e Twitter, que auxiliarão na comunicação em tempo real, além de outras tecnologias que estão sendo adicionadas ao projeto”, destacou o prefeito.
Victor Silveira disse que o objetivo principal do Comar é o cuidado com a cidade para manter o fluxo normal, mesmo após um temporal por exemplo. “Poderemos ver onde tem inundações e quedas de árvores e acionar a Defesa Civil. Ver onde tem gargalos no trânsito e encaminhar para a secretaria responsável”, explicou.
Vila do Esporte
Após a visita no Centro de Operações, Fabiano Horta, acompanhado do secretário de Esportes Felipe Bittencourt, vistoriou as obras da Vila do Esporte, na localidade São Bento da Lagoa, também em Itaipuaçu. O espaço vai ganhar um mini ginásio coberto com quadra de esportes, arquibancada com capacidades para 600 pessoas, campo de futebol com grama sintética, pista de caminhada e academia ao ar livre.
“Um complexo esportivo que vai movimentar muito Itaipuaçu. A expectativa é entregar essa obra em maio e junto com isso desenvolver aqui as atividades da secretaria. Tudo que a gente precisa para ter entretenimento e muito esporte para a cidade”, afirmou o prefeito.
Felipe Bittencourt disse que esse campo de futebol poderá abrigar torneios de Fut7. “Mais um equipamento público para a cidade. Tenho certeza que a Vila do Esporte será um sucesso que a população de Itaipuaçu vai aproveitar muito muito”, disse o secretário.