A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI), disponibiliza serviço gratuito de retirada de abelhas para a população do município. Os interessados devem realizar agendamento prévio na própria SEMAGRI, localizada em Venda das Pedras, ou pelo telefone (21) 2635-7586. As abelhas são protegidas pela lei estadual (nº 2155/93), da qual institui o animal como inseto útil e a flora melífera do interesse público.
Após o agendamento, é realizada uma vistoria no local, pela própria equipe da secretaria, onde é verificado se a solicitação cumpre os requisitos estabelecidos, como, por exemplo, ser proprietário do terreno ou imóvel; não estar localizada em rede elétrica, altura máxima de seis metros e outros.
O serviço de retirada de abelhas teve início em janeiro de 2021, a partir da gestão do prefeito Marcelo Delaroli, e até o momento já foram realizadas mais de 100 remoções. O tempo de retirada dos insetos é de no mínimo uma hora (1h), podendo se estender conforme tamanho e localização da colmeia.
Segundo a SEMAGRI, em parceria com a Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapimirim, as abelhas retiradas são transportadas para a instituição, onde são colocadas no apiário (conjunto de colmeias, geralmente para a colheita de mel ou a polinização de culturas agrícolas) e preparadas para a produção de mel.
Em breve, as abelhas serão transportadas para o Horto Municipal de Itaboraí, que contará com uma casa de mel para criação de abelhas sem ferrão. As abelhas são protegidas pela lei nº 2155/93, da qual institui o animal como inseto útil e a flora melífera do interesse público.
É importante destacar que, para esse tipo de serviço, é necessário um profissional especializado, para evitar ataques e/ou possíveis acidentes. Em Itaboraí, o processo de retirada das abelhas é realizado por um apicultor e servidor da SEMAGRI.
Segundo a responsável pelo Serviço de Retirada de Abelhas, Lenita Pereira, as abelhas são fundamentais para a manutenção e desenvolvimento da biodiversidade, além de serem essenciais para produção de alimentos e polinização. Porém, a presença desses insetos em residências e próximo a humanos podem representar riscos.
“Esse serviço é importante, porque nós conseguimos atender a população fazendo a retirada de abelhas de forma adequada e levando para o local ideal, para que elas continuem tendo a sua função. A retirada de forma inadequada, inclusive sem os equipamentos necessários, podem provocar acidentes”, disse.
Para os moradores que necessitam do serviço, o pedido pode ser realizado, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, diretamente na SEMAGRI, localizada na Avenida 22 de Maio, 7557, em Venda das Pedras, ou pelo telefone: (21) 2635-7586.