O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva acompanha, nesta quinta-feira (23/3), os avanços do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (ProSub) durante visita ao Complexo Naval de Itaguaí, litoral Sul do estado do Rio de Janeiro. Criado em 2008, após definição de parceria estratégica entre Brasil e França para transferência de tecnologias, o ProSub alcança um marco importante: a conclusão dos testes de imersão do Submarino (S-41) “Humaitá”, o segundo de quatro embarcações convencionais, com propulsão diesel-elétrica, previstas pelo programa.
No cronograma do ProSub, há previsão de entrada em operação do S-41 pela Marinha do Brasil (MB) no segundo semestre de 2023. O primeiro submarino construído no programa foi o S-40 “Riachuelo”. O lançamento do “Tonelero” (S-42) tem previsão para 2023 e o “Angostura” (S-43) está programado para 2024. Além de representar um dos maiores programas estratégicos da Defesa, o ProSub tem impacto significativo na economia, com geração de mais de 60 mil empregos diretos e indiretos e envolvimento de 700 empresas.
Na visita, o presidente estará acompanhado dos ministros José Mucio (Defesa), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência) e Gonçalves Dias (Gabinete de Segurança Institucional), além da embaixadora da França no Brasil, Brigitte Collet. Outras autoridades oficiais e representantes das empresas envolvidas no programa participarão do evento.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO – Estruturado como um programa de desenvolvimento científico e tecnológico, o ProSub integra capacitação de mão de obra especializada e incentivo à indústria brasileira, uma vez que prioriza a aquisição de componentes fabricados no país.
O programa tem como meta a fabricação do primeiro submarino convencionalmente armado com propulsão nuclear (SCPN) e a construção de um complexo de infraestrutura industrial e de apoio à operação dos submarinos, que engloba estaleiros, a Base Naval e a Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM) no município de Itaguaí (RJ). Em fevereiro de 2018, o estaleiro de Construção foi inaugurado.
TESTES DE IMERSÃO – O S-41 “Humaitá” passou, ao longo do mês de março, por testes de imersão dinâmica e de imersão em grande profundidade no litoral fluminense. São etapas fundamentais do processo construtivo e de treinamento da tripulação do submarino, porque avaliam não apenas a capacidade de mergulho em segurança, como também atestam o nível de prontidão da tripulação. O resultado dessas avaliações consolida a última etapa prevista no cronograma até a entrega definitiva.
(*) com informações da Marinha do Brasil
Fonte: Gov.br