Mulheres negras, de 18 a 29 anos, fazem parte do público-alvo para os cinco cursos gratuitos na área de comunicação e audiovisual que serão conduzidos pela instituição sociocultural Cinema Nosso, por meio de uma parceria com a Águas do Rio. As inscrições estão abertas de até 05/04, no link: https://bityli.com/inscricao-lab-cn , para candidatas que morem nos municípios de Itaboraí, Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Ao todo, são 200 vagas divididas para os seguintes laboratórios: Design & Branding, Criação de Podcast, Programação Web, Realidade Aumentada, Criação de Conteúdos Multiplataforma.
“É visível que, nos últimos anos, o aumento da procura de profissionais capacitados nas ferramentas digitais e o sucesso de empreendedores que fazem o uso delas para dar um boom nos negócios aumentou. Além disso, mesmo sendo maioria no país, mulheres pretas ainda não ocupam de forma significativa o mercado das novas tecnologias. Pensando nisso, o LAB CN 2023 tem objetivo de capacitar essas jovens com laboratórios de experimentação, totalmente gratuitos e online, com direito a certificado”, conta Julia Toranzo, analista de projetos de juventude.
As aulas, que acontecem de maio a junho, proporcionam experiências de tecnologia e inclusão, fomentando a cadeia produtiva do audiovisual. O tema central está ligado à “Agenda 2023”, em alinhamento com as perspectivas definidas pela ONU, visando atingir a dignidade e a qualidade de vida para todos, sem comprometer o meio ambiente, e, consequentemente, as gerações futuras. O que está em sinergia com a atuação da Águas do Rio.
“A Águas do Rio tem um forte compromisso com o desenvolvimento socioeconômico e sempre busca parcerias com instituições que oportunizem qualificação dos moradores das cidades onde atua. Com os cursos que serão oferecidos pelo Cinema Nosso, as alunas irão aprender e aplicar de forma prática, a fim de que se preparem para o mercado de trabalho”, ressalta William Carvalho, gerente de Responsabilidade Social da Águas do Rio.
As formações também contarão com encontros do Programa Projeto de Vida e Empregabilidade e aulas de educação financeira. Novas turmas e temas estão previstos para o segundo semestre de 2023, possibilitando que mais mulheres negras participem e ampliem seus conhecimentos.
A iniciativa do LAB CN é apresentada pela Petrobras via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, apresentado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e Governo Federal. O projeto possui patrocínio da Aegea, com aplicação pela Águas do Rio, apresentado pelo Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura e Governo Federal. O projeto possui patrocínio do modalmais, via Lei Municipal de Incentivo à Cultura, apresentado pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, com apoio da TechnipFMC.