O prefeito Fabiano Horta visitou nesta segunda-feira (10/04) a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Ponta Negra, que fica às margens da RJ-118, rodovia que liga Maricá à Saquarema. Ao lado da presidente da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), Rita Rocha, ele conheceu as obras de expansão da estação, que vão triplicar a capacidade de fornecimento (de 40 para 120 litros por segundo) e levar água até a região central da cidade. O projeto foi criado pela Sanemar e está sendo executado pela concessionária Águas do Rio, com previsão de entrega para o mês de maio.
Durante a visita, Fabiano Horta ouviu de um engenheiro da concessionária explicações sobre como o sistema vai funcionar. A estação está passando por reformas para adequação e recebimento de novos equipamentos, que estão sendo montados. A expectativa é que tenham ramais que levem água a bairros como Condado e Manoel Ribeiro.
“É um aumento substancial na capacidade desta estação que vai garantir o fornecimento da região central de maneira perene. Dentro da previsão da Águas do Rio, o sistema deverá estar a pleno vapor na semana do aniversário de Maricá e queremos retornar para entregar esse benefício à população e levar água potável a toda a cidade”, projetou o prefeito.
O gerente de Engenharia da Águas do Rio, Rodrigo Peres, explicou as intervenções feitas pela companhia na expansão do abastecimento em Maricá. “Essa obra, assim como outras intervenções, reforçam o nosso compromisso com a população da cidade. Já concluímos os 11 quilômetros de adutora, que fazem a interligação entre as Estações de Tratamento de Água Ponta Negra e Maricá, além de oito travessias na região. Nossos esforços não param, ainda nesse mês o novo módulo da ETA Ponta Negra entrará em fase de teste, onde a unidade triplicará o volume de água que será enviado para o 1º distrito do município”.
Tratamento de esgoto em Bananal
Em seguida, Fabiano e a presidente Rita Rocha visitaram também o início da instalação de uma rede de esgoto na comunidade Bananal, próxima à E.M. Amanda Pena. A localidade tem cerca de 150 residências e terá uma mini-estação de tratamento às margens da Rodovia RJ-118. Segundo Rita, outras redes e estações serão instaladas em mais comunidades como Mangueira, Cordeirinho e Inoã.
O prefeito anunciou ainda que, nesta quinta-feira (13/04), será realizado o lançamento da obra de esgotamento sanitário de Ponta Negra, junto com a assinatura do contrato da mesma intervenção no Recanto de Itaipuaçu. Na próxima terça-feira (18/04), será lançada a pedra fundamental da obra de esgotamento do Jardim Atlântico Leste, também em Itaipuaçu. Ambos os eventos acontecem às 10h.
Foto: Anselmo Mourão