A Prefeitura de Maricá realizou ontem terça-feira (18/04) o lançamento da pedra fundamental da obra de esgotamento sanitário do Jardim Atlântico Leste, em Itaipuaçu, que será executada pela Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar) na avenida Zumbi dos Palmares (antiga avenida 2). O sistema terá 103 km de extensão, sendo interligado à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Itaipuaçu, localizado no Jardim Atlântico Central. Com investimento de mais de R$ 200 milhões, a obra tem previsão de durar cerca de dois anos e meio e contará com elevatórias, linhas de recalque e coletores-tronco.
O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, falou sobre a importância da gestão em ter assumido a responsabilidade pela execução do esgotamento sanitário em 2021, resolvendo um problema que se arrastava há anos no município.
“Estamos construindo todo esse processo para desembocar nessas obras instaladas no Jardim Atlântico. Saneamento Básico é uma política de Estado, onde vamos construir a força do dinheiro público, que esse dinheiro frutifique na vida destas pessoas. Obras de esgoto e de água que vão chegar até os moradores de Maricá. Assim, vamos completar todo o ciclo de desenvolvimento para a cidade. E vamos construir um calendário ativo para podermos avançar cada vez mais em prol da cidade”, disse Fabiano.
Durante o discurso, o prefeito também anunciou a construção de um hospital em Itaipuaçu, na Estrada dos Cajueiros, que facilitará o acesso dos moradores da região e de bairros próximos. A unidade de urgência e emergência atenderá por demanda espontânea e terá mais de 100 leitos.
A presidente da Sanemar, Rita Rocha, apresentou todo o estudo de concepção da obra de esgotamento sanitário que foi projetado para a cidade, em especial, para o 4º distrito.
“Em dois anos de Sanemar, hoje é um marco a gente iniciar uma obra dessas, que tem um calendário muito extenso e que vai passar na porta de cada morador de Itaipuaçu. A gente comemora a chegada dessa grande obra de saneamento aqui no distrito de Itaipuaçu. Assinamos também o contrato de obras da região do Recanto, que estão previstas para acontecer daqui a dois ou três meses. Também teremos no Jardim Atlântico Oeste e Central, que são 198 Km e que vamos licitar ainda neste ano”, celebrou Rita.
Considerando estudo populacional, serão beneficiadas 18.769 pessoas no bairro até 2040. A base operacional da Sanemar no Jardim Atlântico Leste ainda contará com a atuação de 120 agentes e tem por objetivo acompanhar de perto todas as obras que serão realizadas no distrito, bem como atender à população.
Durante a solenidade, também foram assinados os contratos referentes à obra dos 16 Km da rede de Inoã, com estação de tratamento de esgoto e os 130 Km da rede de São José do Imbassaí. A previsão é que as intervenções sejam iniciadas já no segundo semestre deste ano. A previsão é de que mais de 110 mil pessoas sejam atendidas, após as intervenções da Sanemar no 3º e 4º distritos da cidade, quase metade da população de Maricá.