O prefeito Fabiano Horta visitou na quarta-feira (26/04) as obras de urbanização de uma praça no loteamento Bosque Fundo, em Inoã, uma intervenção proposta por ex-alunos da Escola Municipal Darcy Ribeiro. O projeto que inclui a instalação de uma quadra poliesportiva, de áreas de convivência, playground e aparelhos de ginástica ao ar livre foi idealizado em 2017 e vai se chamar “Praça de Todas as Mãos”.
A ação foi uma das primeiras realizadas pelo projeto ‘Urbanista por Um Dia’, uma parceria entre as secretarias de Urbanismo e de Educação, além da autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar), na qual os estudantes apontam e criam projetos sobre espaços existentes na sua comunidade. Na ocasião, cerca de 20 alunos assinaram a planta e, durante a visita, três deles acompanharam o prefeito, que foi conhecer a pista de skate, primeira parte do projeto que já ficou pronta.
Ana Clara Carvalho, de 18 anos, Yasmin Kamilly Soares de Arruda e Yure Viana de Souza, ambos de 17 anos, todos agora no ensino médio, explicaram como foi elaborar o projeto pensando no que faltava na localidade. “Tudo que a gente queria na época para utilizar depois da escola, a gente colocou aqui, como a pista de skate e outros itens para esporte e cultura, como um mural para grafite mais no fundo”, detalhou Yure, enquanto Yasmin Kamilly descreveu como se sentia ao ver as ideias se concretizando. “Ver tudo isso ficando pronto dá uma sensação maravilhosa de ter feito parte dessa construção, é bom demais”, avaliou a estudante.
Ana Clara conta que eles também ouviram sugestões e receberam demandas de grupos que frequentavam a escola à época. “Uma delas foi o anfiteatro, porque a gente tinha colegas que atuavam e não tinham espaço para encenar. Pensamos em coisas que agregassem para nós naquele tempo e também para crianças e idosos, porque havia uma carência de espaços públicos para a população”, lembrou ela.
Fabiano Horta declarou que pretende comemorar seu aniversário no local em agosto, quando o espaço deve ser entregue à população. “Este é um projeto que nasceu da vontade e do propósito destes jovens, que eram estudantes da nossa rede de ensino na ocasião e nos apresentaram as ideias. Queremos entregar nos próximos quatro meses mais este espaço de encontro e integração social que Maricá vai ganhar, que é algo que temos de cultivar. A cidade é isso, um processo de construção coletiva do qual todos participam”, ressaltou o prefeito.
A secretária de Educação, Adriana Costa, não escondia o orgulho por ver o projeto dos ex-alunos da rede municipal sendo concretizado. “Um trabalho desses que eles elaboraram num momento de transição de vida que eles então vivenciavam é uma coisa impressionante. Vamos seguir com o ‘Urbanista por Um Dia’ e levá-lo a outras comunidades, que também vão ter melhorias assim”, afirmou ela, cuja fala foi endossada pelo colega Celso Cabral. “Realmente queremos ampliar sua abrangência, porque cremos que isso aproxima a comunidade da gestão pública, fazendo o cidadão se sentir partícipe do processo”, acrescentou o secretário de Urbanismo.
Foto: Evelen Gouvêa