O caso aconteceu no final da manhã do último domingo 28, na área da restinga de Maricá. Um gol branco foi visto abandonando o cão por um munícipe que passava pelo local em seu carro e registrou as imagens que foram apresentados como denúncia por uma protetora de animais junto a CEPA. Na filmagem aparece nitidamente a placa e as imagens do carro que teria abandonado o animal. As câmeras da prefeitura cedidas pelo COMAR também ajudaram na identificação do autor que foi realizada através da Parceria entre a SECPA (Secretaria de Proteção Animal) e DPMA (Delegacia de Polícia do Meio Ambiente).
As investigações chegaram a dona do veículo e posteriormente a pessoa que possivelmente praticou o abandono e seus respectivos endereços. O animal que já mordeu um munícipe, foi resgatado, será castrado e depois encaminhado para adoção responsável. Os possíveis autores serão intimados para prestar esclarecimentos no inquérito policial e poderá responder por abandono de animais que é considerado crime conforme a lei 14.064 e prevê penas que variam entre 2 e 5 anos de prisão.
A nova Secretaria de Proteção Animal de Maricá, promete estabelecer parcerias com a DPMA, 82ª DP, POLÍCIA MILITAR, BOMBEIROS MILITAR e estreitar os laços para desenvolver mais operações junto aos outros órgãos municipais para reprimir o Abandono de animais em nossa cidade.