Municípios do Rio de Janeiro, como: Itaboraí, Maricá, Niteróí, Cabo Frio, Porciúncula e Saquarema, adotaram um dinheiro que não circula em nota, é uma moeda social que vale o mesmo que o Real, mas só pode gastar dentro do próprio município.
A ideia é a valorização do comércio e serviços locais, estimular a economia dentro dos municípios, para distribuição de renda a população em vulnerabilidade social. Mas, na prática essa moeda funciona?
Nossa equipe circulou por Itaboraí para verificar com comerciantes e moradores a funcionalidade da Pedra Bonita.
No centro da cidade foi perceptível a aceitação da moeda , mas basta entrar um pouco nos bairros para verificar que os comércios menores não aderiram muito bem a ideia. Perguntado o motivo, a alegação foi a burocracia e a dificuldade para cadastro, já os beneficiários disseram que qualquer ajuda é bem vinda, porém o que chamou a atenção foi a quantidade de pessoas que se enquadram para receber o benefício e não recebem.
Como a vendedora de doces, Maria de Carvalho, 42 anos, de Areal. “Cansei de ir na Assistência Social, no banco Pedra Bonita e no CRAS pra saber se posso me cadastrar, porque preciso muito. Eu vendo doces e quando não consigo vender, as vezes, tenho só arroz pra me alimentar. Não é fácil! Acho que abriram poucas vagas, porque quem realmente precisa, como eu, não consegue.” Afirma Maria.
Assim como Maria, a Jessica de Souza, 36 anos, Priscila Moares, 41, Rivaldo Carneiro 48 e várias outras pessoas em vulnerabilidade social se enquadram para receber o benefício, mas não recebem por falta de vaga.
Procuramos a Assistência Social do município para saber se tinha alguma previsão para abrir novas vagas. Em resposta, a funcionária disse não haver data e nem previsão para novos cadastros, indicando o site da prefeitura como site oficial para comunicado caso abra mais vagas.
A moeda social Pedra Bonita, surgiu em 2021, em uma cidade com 218.008 habitantes, segundo censo IBGE (2010).
A Moeda Social beneficia apenas 5 mil habitantes.
Com quase dois anos de moeda social, o município não tem previsão para novos cadastros.