A prefeitura de Maricá é a que mais investe em policiamento, no Rio de Janeiro, através do Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS).
PROEIS é um programa firmado entre diversas prefeituras e a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, que oferece remuneração aos policiais que se voluntariam a trabalhar em sua folga, com farda e arma da PM.
Esse programa tem dado muito certo em Maricá, já que oferece melhores condições de trabalho aos policiais, como modernização dos equipamentos, aumento da frota de viaturas, que de 2019 até 2023, passou de 5 viaturas para 20 e introduziu 10 motos, aumentando a sua frota em 560%. O efetivo da guarda municipal também aumentou 148%, passou de 156 guardas para 387 guardas.
A melhora nas condições de trabalho também resultou na diminuição de roubo de carros,já que Maricá possui o menor índice de roubo de veículos dos últimos 20 anos, reduzindo em 36%, se comparado ao primeiro trimestre do ano de 2022, caindo de 130 para 83 roubos de veículos, segundo o Instituto de Segurança Pública.
O roubo de rua também teve queda de 6%, em 2021 foram registrados 369 roubos de rua, já em 2023, 318 roubos. Em contrapartida, a letalidade violenta, que envolve feminicídio, lesão corporal seguido de morte e latrocínio, teve um aumento de 2% de 2021 a 2022. O indicador, comparado ao primeiro trimestre de 2022, mostra estabilidade neste ano, já que o aumento foi pequeno, segundo dados da prefeitura de Maricá.
Para o Coronel Júlio Cesár Veras, 51 anos, Secretário de Ordem Pública. “A gente vem mantendo índice de criminalidade mesmo com o aumento da população de Maricá, esse trabalho em conjunto com a Guarda Municipal, PROEIS, associados aos policiais da 6° CIA é fundamental para esse êxito, mantendo e diminuindo índices de criminalidades de 20 e 30 anos atrás, reduzindo roubo de veículos, homicídios dolosos, roubo de rua.” afirma Veras.
O valor disponibilizado para a segurança, através do PROEIS em abril de 2023, foi de R$ 1.189.802,69 (um milhão cento e oitenta e nove mil oitocentos e dois reais e sessenta e nove centavos), sendo a cidade que mais investe no setor, depois de Maricá, as três cidades que mais investem são Rio de Janeiro, Nova Iguaçú e Niterói.