Diariamente, milhares de veículos se deslocam pela Rodovia Niterói-Manilha, RJ 104. A grande movimentação de carros, caminhões, ônibus e motocicletas formam pontos de lentidão. Consequentemente, muitos motoristas gastam mais tempo do que o programado para chegar aos destinos.
Quando engarrafa o Trevo de Manilha, congestiona a BR 101, a RJ 104 e o retorno sentido Itaboraí, ou seja, dificultando o acesso à cidade, até para quem reside na mesma.
Motoristas ficam parados por horas e atribuem o engarrafamento ao Trevo de Manilha. Quando chove a situação piora ainda mais, causa estresse e brigas no trânsito. Foi o que aconteceu com o motorista Carlos Eduardo, de 36 anos, comerciante de Itaboraí e morador de Alcântara, São Gonçalo. O comerciante enfrenta esse engarrafamento diariamente e relata o constante estresse diário. “Não tem hora para ter esse engarrafamento aqui em Manilha, passo aqui as 9h da manhã e está tudo parado, as 17h também, essa situação tira a gente do sério, estou adquirindo um problema de coluna por ficar tantas horas dirigindo. Já me envolvi em uma briga no trânsito por causa do estresse, esse engarrafamento só piora a cada dia e a gente que paga as consequências”, desabafa Carlos.
Recomendação como, conferir o equipamento de GPS (Sistema de posicionamento global), pode ajudar a checar no algum destino, qual o melhor caminho e conferir a situação das estradas e várias outras situações encontradas no trânsito urbano.