A Organização não governamental Pimpolhos da Grande Rio (PIM), leva oficinas, arte, dança, alegria do maior espetáculo popular da terra e da cultura brasileira, o carnaval. A ação foi feita para alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Maria Cristina de Lima Correa, na Rua Wilson Machado (Antiga Rua 9) – Jardim Atlântico Oeste – Itaipuaçu, Maricá.
Através da Incubadora de Inovação Social em Cultura, do projeto da Prefeitura de Maricá, realizado através do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e o Instituto Brasil Social (IBS), o PIM tem o objetivo de divulgar e transmitir a cultura do carnaval. Levando atividades culturais carnavalescas, oficinas, ações e culturais, como: curso de alegoria, dança, oficina de percussão, de mestre-sala e porta-bandeira, canto, composição e oficina de cavaquinho, são algumas das atividades desenvolvidas pela ONG.
Para a coordenadora do projeto, Marcela Boaventura, Maricá é referência quando o assunto é educação. “Maricá é modelo a ser copiado em outras cidades, aqui a educação é transversal. Eu sou muito agraciada por coordenar esse projeto, porque sei que só a educação transforma”, disse Marcela.
Para Simone Miranda, Diretora do Colégio Municipal Maria Cristina de Lima Correa, “esse projeto veio para trazer alegria, levar a oportunidade e mostrar para as crianças a cultura do carnaval. O quanto essa cultura pode ser empreendedorista.Que através do projeto, podemos ter futuros compositores, mestre salas e músicos. Esse projeto veio somar, porque cultura e educação andam juntos”.
A PIM, em Maricá, oferece todas as atividades gratuitamente para todas as idades. Para conhecer melhor o projeto, entre em contrato através do telefone 21 97513-6833, acompanhe o projeto pelas redes socias, Instagram @pimpolhosdagranderio ou Facebook PimpolhosRG
Foto: Edgar Pires