Maricá vai estar com sua dança em Niterói, na sexta-feira (25/08), com o espetáculo “YVYTU – O Vento que Trouxe Aqueles que Ficaram”. Será a estreia da montagem encenada pelo Grupo Movimento e que acontece no Teatro Popular Oscar Niemeyer, a partir das 20h. Com direção de Bia Alencar e Moema Ameom, promete levar ao público a essência dos povos originários do Brasil e dos africanos forçados a vir, mostrando assim, através da cena, uma breve história de como foi construída nossa etnia.
Bia, à frente do Espaço Cultural MovimentArte, em Itaipuaçu, sede do grupo, conta que a ideia de fazer o espetáculo surgiu a partir de outra montagem – o “Amazônia”: “Nele, nós trouxemos as questões relativas à região e a importância de se preservar tanto a floresta quanto os povos indígenas e, dentro do universo trabalhado, me identifiquei muito com esse resgate”, explica.
Ela esteve, inclusive, na aldeia indígena Tekoa Ara Hovy, a fim de buscar mais informações para enriquecer a montagem. “Porque, no Amazônia, eu toquei nesse assunto dos povos originários sem me aprofundar”, diz. Já com YVYTU, a diretora pode ir mais fundo, trazendo também o contexto das tradições africanas e a importância da miscigenação, marca identitária do país.
A diretora se encontrou ainda com o professor da UFRJ, Xandy Carvalho, responsável pelo grupo “Padê”, que realiza um trabalho de intercâmbio entre as comunidades de terreiro de candomblé e a universidade. Nesse encontro, entrou em contato com um saber especializado e tirar muitas dúvidas sobre ancestralidade brasileira. “Aprendizados sobre cultura africana e cultura afro-brasileira que contribuíram bastante para montarmos o espetáculo”, ressalta Bia.
Com duração de 35 minutos, trata-se de uma apresentação pocket, mas segundo a diretora, bem intensa e educativa, que fala por si só: “Quem for assistir, vai entender e vai se identificar”, garante – pontuando que, ao final, após encenarem, os bailarinos vão dialogar com a plateia sobre suas vivências no palco. E depois dessa oportunidade irrecusável de estrear em Niterói, o grupo pretende buscar apoio para mostrar IVYTU em Maricá.
Serviço
“YVYTU – O Vento que Trouxe Aqueles que Ficaram” – Grupo Movimento
Sexta-feira (25/08), às 20h
Teatro Popular Oscar Niemeyer
Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n – Centro, Niterói