A cidade de Niterói encontra-se em estágio de atenção devido aos acumulados de chuva dos últimos dias e a previsão de permanência de chuva fraca a moderada para os próximos dias. A Defesa Civil orienta para que a população durante esses períodos de chuvas contínuas evite transitar em áreas alagadas e próximas a córregos, canais e rios sujeitos a transbordamentos e siga as orientações do órgão. Desde 2013, Niterói já realizou intervenções em encostas em diversos bairros da cidade, com investimentos de mais de R$ 45 milhões em obras que integram o eixo Clima e Resiliência do Plano Niterói 450.
Neste final de semana, os maiores acumulados de chuva em 24h foram registrados no bairro Engenho do Mato, com 70mm. Foram registradas ocorrências pontuais e não houve necessidade de acionamento das sirenes. A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia informa que atendeu a duas ocorrências neste final de semana, em Niterói. No Fonseca, a equipe foi verificar um chamado devido ao relato de estalos. A casa segue interditada desde 2020.
Em Jurujuba, foi identificado um deslizamento de terra que não atingiu nenhuma residência. Não há registro de feridos, desalojados ou desabrigados.
“Em função da continuidade das chuvas e o consequente aumento dos acumulados, o que eleva o risco para deslizamentos, estamos destacando equipes específicas da Defesa Civil para realizarem monitoramentos específicos nas áreas de maior vulnerabilidade do nosso município, que já foram previamente mapeadas. Esse monitoramento tem por finalidade verificar sinais antecipados de possíveis situações de emergência. É muito importante deixar claro que esse monitoramento que vai ser realizado, conta com a participação importantíssima dos voluntários dos núcleos de defesa civil, que atuam junto conosco para reduzir os riscos nas respectivas áreas. Hoje a Defesa Civil conta com mais de 2700 voluntários que colaboram com nossas ações”, explica o secretário de Defesa Civil e Geotécnica, Walace Medeiros.
Outra orientação é que, em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, a população deve evitar ficar próximo a árvores, redes de distribuição de energia elétrica, toldos, tapumes ou em áreas descampadas.
Estágios – A Defesa Civil trabalha com quatro estágios operacionais: Vigilância (normal), Atenção, Alerta e Alerta Máximo, que se referem às condições meteorológicas. Cada estágio possui medidas e protocolos que devem ser adotados pela Defesa Civil, órgãos públicos e pela população que vão do monitoramento até a evacuação de pessoas em áreas de risco.
Informação – A população pode ligar para 199 ou 2620-0199 em caso de emergências. O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói conta com plantão 24h de monitoramento meteorológico, com envio detalhado de informações sobre a previsão do tempo e de avisos através do aplicativo Alerta DCNIT, SMS (40199) e grupos no WhatsApp.
Monitoramento – A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia tem 128 Nudecs (Núcleos de Defesa Civil) e mais de 2400 voluntários pela cidade. O sistema de monitoramento conta, atualmente, com 46 pluviômetros, sendo 30 de operação da secretaria e 16 do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e 37 sirenes espalhadas pelas comunidades, com alcance de mais de 120 mil pessoas. Além disso, a Secretaria conta com cerca de 30 pontos de apoio para a população nos casos de acionamento de sirene e riscos de deslizamentos e desabamentos que podem ser consultados por meio do aplicativo Alerta DCNit, no ícone sirenes – pontos de apoio.
Investimentos em contenção de encostas
Obras que nem sempre aparecem, mas que são muito importantes para salvar vidas. Desde 2013, a Prefeitura de Niterói tem investido em obras de contenção de encostas em toda a cidade, em um dos mais expressivos programas de resiliência do país.
A Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa) concluiu, nas últimas semanas, sete obras de contenção de encostas em diferentes locais da cidade. As intervenções integram o eixo Clima e Resiliência do Plano Niterói 450 e, somadas, representam um investimento que ultrapassa os R$ 45 milhões. Em outros pontos, como Alameda São Boaventura e Estrada da Cachoeira, os trabalhos estão em estágio avançado.
Na Travessa São Sebastião, região central da cidade, a obra era aguardada há muitos anos por moradores. São mais de 80 famílias do Morro do Estado beneficiadas e protegidas pela contenção, que ocupa uma área de 1.034m². É uma das intervenções com papel estratégico para o planejamento da cidade, porque, além de melhorar a infraestrutura local e aumentar a segurança dos moradores, ainda contou com moradores da comunidade no quadro de funcionários do empreendimento.
Também na região central de Niterói, no Bairro de Fátima, a Rua Luiz Murat agora conta com uma contenção de 95 metros de extensão. No local, também foi executada a nova rede de drenagem, melhorias na calçada e instalação de guarda-corpo. Em Santa Rosa, Zona Sul, foi concluída a contenção de encostas na Rua Padre Emilio Miotti.
Na Zona Norte, a Rua Hélio recebeu uma cortina atirantada de 60 metros de extensão, melhoria dos acessos e colocação de guarda-corpo. Recentemente, a Emusa concluiu outras intervenções pela região em ruas como Zuleica Brasil, Santo Cristo e Travessa Bernardes. Na mesma região, a Alameda São Boaventura, em direção à RJ-104, recebeu uma contenção que cobre uma extensão de 161 metros em frente ao Hospital Getúlio Vargas Filho, que está em fase final de acabamento.
Na Estrada da Cachoeira, via que liga a Zona Sul a Pendotiba e à Região Oceânica, as obras estão em fase final. Além da estabilização de talude, a intervenção teve como diferencial a instalação de uma tela de alta resistência de 4.380 metros para impedir a queda de lascas de rocha na via, onde há grande fluxo de veículos e pedestres. A nova contenção cobre a extensão de aproximadamente 100 casas.
O trabalho na Estrada da Cachoeira integra um pacote de 10 pontos na região de Pendotiba beneficiados por contenção de encostas, entre eles, as recentemente concluídas obras do Campo do Barreira, Travessa Nossa Senhora de Lourdes e Ludovico.
As obras de contenção estão inseridas em um dos maiores programas de resiliência do País, executado pela Prefeitura de Niterói. São mais de 70 intervenções deste tipo em andamento no município, focadas em levar segurança e infraestrutura para os niteroienses em todas as regiões da cidade.