Nesta terça-feira (05/09) foi finalizada a formação de aproximadamente 200 gestores da rede municipal de ensino que se inscreveram no curso. A capacitação, em parceria com a Secretaria de Educação e com a Universidade La Salle, aconteceu na Escola Municipal de Governo (Emar), no Centro.
O curso começou em maio deste ano e teve no total 10 aulas online com os diretores e diretores adjuntos das escolas. A capacitação teve o objetivo de revisar, padronizar e unificar os planos de gestão das escolas e envolvem o processo educativo na dimensão pedagógica, da diversidade, da avaliação, da gestão de processos administrativos, gestão de pessoas e os objetivos e metas que a equipe pretende alcançar.
“O objetivo da formação é fazer com que os gestores estejam aptos a conduzirem a gestão pedagógica eficiente e eficaz. Estamos fazendo alinhamento de discurso, respeitando a especificidade de cada local”, afirmou a assessora do nucelo de formação de professores da secretaria de educação, afirmou Adriana Rodrigues.
Diretora-geral da Escola Municipal Rita Sampaio Cartaxo, em Itaipuaçu, Denise Aparecida Correia da Silva, contou um pouco da experiência de ter participado do curso.
“Acho muito bom porque ficamos envolvidos no trabalho e não temos tempo de buscarmos capacitações. O encontro foi proveitoso, nos trouxe várias ideias diferentes e reflexões para a nossa prática. É um intercâmbio de informações sobre questões levantadas e que não tínhamos percebido. Foi muito bom!”, relatou.
Coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade La Salle, Cecília Guimarães falou sobre a parceria com a Prefeitura.
“Anteriormente, cada escola fazia o plano de gestão de uma forma. Agora, vamos entregar um e-book para a Secretaria de Educação, reunindo todas as informações do curso e o objetivo é que as próximas equipes de gestão possam fazer o trabalho a partir desse modelo. Essa capacitação é organizada pelo curso de Pedagogia do Unilasalle e é uma experiência muito interessante porque somos todos educadores e estamos compartilhando a nossa vivência com os educadores da educação básica”, disse.