O 16º Festival Internacional Niterói em Cena abre as portas para estudantes de escolas estaduais e municipais que possuam atividades teatrais, assim como para cursos livres de teatro. Desta vez o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), que possui, entre suas inúmeras atividades, oficinas de teatro, conseguiu classificar duas cenas para o 16º Festival Internacional de Teatro Niterói em Cena – que começa no dia 19 de setembro. Além disso, o Centro de Atenção Integral à Família de PCDs (CAIF), também classificou uma cena neste mesmo festival.
“É Maricá mais uma vez mostrando que o Teatro está vivo na cidade”, comentou o secretário de Cultura, Leandro Dasilva.
As cenas classificadas são:
Cena: Miocárdio
Texto: Gabriel Gonçalves e Ana de Freitas
Elenco: Patrick Lima, Gabriel Gonçalves, Ana de Freitas e Carol Silva.
Direção: Angela Dantas e Bruno Marçal
Sinopse:
Uma família com um pai conservador, uma mãe desatenta, um filho curioso sobre o “Miocárdio” e uma filha problemática. Enquanto o filho busca respostas, segredos familiares vêm à tona, testando os laços familiares.
Realização: Oficinas de Teatro do CEU – Grupo do CEU
Cena: Inveja
Texto: Ricardo Pio
Elenco: Clarissa Belinda, Marcos Meirelles e Ronaldo Cunha
Direção: Angelah Dantas e Bruno Marçal
Sinopse:
Em uma cena repleta de ironia e diálogos afiados, um homem à beira do suicídio recebe a visita de seu anjo da guarda. Enquanto o suicida lamenta sua inveja por um homem de sucesso, o anjo tenta dissuadi-lo com citações religiosas. A conversa se torna cada vez mais absurda, culminando em um desfecho inesperado e cômico.
Realização: Oficinas de Teatro do CEU – Grupo do CEU
Cena: Missa do Galo
Texto – Alvaro Ferreira
Elenco: Atriz – Rita Tomé. Ator/bailarino – Luiz Carlos Siqueira
Coreografia: Marcio Pereira
Sonoplastia e iluminação: Lucas Rafael
Direção: Bruno Marçal
Sinopse:
Uma mulher rica, filha única, que tem um casamento sem emoções, fica órfã e viúva ao mesmo tempo. No natal vai a Missa do Galo e percebe ali um novo momento de amor. No princípio ela reluta, mas depois de alguma resistência acaba se entregando a emoção de viver pela primeira vez na sua vida uma paixão intensa.
Realização: CAIF – Centro de Atenção Integral à Família de PCDs.
Foto: Divulgação